Por Clarice Poltronieri
Um curta-metragem da diretora serrana Luiza Lubiana será exibido em quatro cidades do interior capixaba. O curta é o Manada e será apresentado em Cachoeiro de Itapemirim, Alegre e Divino de São Lourenço.
As exibições fazem parte do projeto ‘Circula Curtas’, aprovado no edital 2014 de Diversidade Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, que está exibindo 20 curtas capixabas em seis municípios do Estado, entre os dias 6 e 15 de março. Os 20 curtas foram selecionados no mês de fevereiro, entre 68 inscritos.
Na quinta (12) a exibição será em Cachoeiro de Itapemirim, às 14h, na sala Levino Fanzeres, no Palácio Benardino Monteiro. Já no dia 13 (sexta), é o auditório do Campus do Centro Agropecuário da Universidade Federal do Espírito Santo, em Alegre, que recebe o curta às 14h.
A última sessão será em Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço, no Cineclube Montanha Sagrada, também às 14h. A primeira exibição foi no dia 6 em São Mateus.
Sobre o filme
O curta de 12 minutos foi filmado em 2005 no formato de 35 mm com apoio da Lei Rubem Braga, da Prefeitura de Vitória e da Companhia Vale do Rio Doce. A história é fictícia, baseada no conto homônimo de Luiza Lubiana, onde uma moça acorda desmemoriada e encontra uma tribo de caçadores de búfalos.
O filme participou do Festival Internacional de Curtas de São Paulo (2005) e do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema (2005).
Conta também com a participação de Markus Konká, ator carioca que vive na Serra e é muito cogitado no cinema capixaba.
Quem quiser conferir o trabalho dos serranos pode assistir o curta no vídeo logo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=WXEbW5nENTk
Novo trabalho
Outro trabalho da diretora serrana está em fase de finalização, com previsão de lançamento para junho deste ano. É o longa metragem Punhal, que teve filmagens na Casa de Pedra, em São Francisco, e participação de serranos.