Você sabia que muitos idosos que sofrem com dores nas costas podem estar passando por dificuldades financeiras porque não sabem os seus direitos?
Para muitos idosos, a dor nas costas é uma realidade todos os dias.
Muitos sentem dificuldades em executar tarefas simples do dia a dia, como subir uma escada ou carregar uma compra do supermercado e por isso acabam se isolando e ficando em depressão.
Mas, você sabia que a dificuldade ou impossibilidade de fazer as tarefas simples do dia a dia podem te dar direito a um benefício do INSS?
E a última dor nas costas que eu vou te contar é a que afeta mais de 6 milhões de brasileiros hoje.
A sua dor nas costas pode ter diversas causas, a primeira delas é a Artrite: que pode causar inflamação nas articulações das costas, o que pode levar à muita dor.
A segunda é a Degeneração discal: que pode causar dor nas costas, especialmente na região lombar.
A terceira é a Estenose espinhal: onde o canal vertebral se estreita, e pode comprimir os nervos causando muita dor nas costas.
A quarta dor é a Osteoporose: isso acontece quando os ossos ficam fracos e quebradiços, podendo acontecer inclusive algumas fraturas na coluna vertebral e dor nas costas.
A quinta dor é a Hérnia de disco e com certeza você conhece alguém que tenha hérnia de disco, então já envia esse artigo pra essa pessoa, porque ela precisa saber disso.
A hérnia de disco causa dor quando um disco vertebral se rompe ou se desloca, comprimindo os nervos da coluna vertebral e isso realmente causa muita dor.
Na maioria dos casos, a hérnia de disco afeta a região lombar da coluna vertebral, mas também pode ocorrer na região cervical.
A sexta dor é chamada Osteofitose: que também é conhecida como esporão ósseo, e a dor acontece com o crescimento anormal de osso na borda das vértebras, causando muita dor nas costas.
A sétima dor é chamada de Protusão discal: quando um disco vertebral se projeta para fora da sua posição normal, pressionando os nervos da coluna vertebral e causando dor. Geralmente ocorre na região lombar da coluna vertebral, mas também pode afetar a região cervical.
Já a oitava dor é a Cervicalgia: uma dor no pescoço e na região cervical da coluna vertebral.
A nona dor nas costas é a Espondiloartrose anquilosante: uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente as articulações da coluna vertebral, causando dor nas costas e rigidez.
E finalmente chegamos no décimo tipo de dor nas costas, a conhecida Escoliose, que mais de 6 milhões de brasileiros enfrentam todos os dias, ela é uma condição em que a coluna vertebral se curva para um lado, causando dor nas costas e desconforto.
O tratamento para cada uma dessas condições dependerá da sua gravidade e da sua causa específica e por isso é importante procurar um médico.
O médico pode prescrever medicamentos para aliviar a dor, fisioterapia, ou até mesmo cirurgia em alguns casos mais graves.
O importante é sempre procurar um médico ortopedista para avaliar o caso específico da sua dor nas costas.
Além disso, a dor muitas vezes impede de trabalhar, o que pode causar muitos problemas financeiros, deixando os idosos dependentes dos seus filhos.
E o que agrava ainda mais essa situação é o fato de que muitos acreditam que não tem direito a nenhum benefício, como o BPC/LOAS.
Este benefício é oferecido para os idosos independente da sua idade que tem dificuldade ou impossibilidade de fazer as tarefas simples do dia a dia poderem garantir a subsistência daqueles que não têm como se sustentar por causa da dor nas costas.
E acredite, pode ser surpreendente como um benefício pode fazer uma grande diferença na vida de uma pessoa.
Afinal, todos merecem ter uma vida mais tranquila e segura, não é mesmo?