Por Clarice Poltronieri
O município já está com 12 casos de suspeita de microcefalia. Nove casos são em gestantes e três em crianças que nasceram. A informação é da Superintendente da Vigilância em Saúde, Kelly Rose Areal.
“Nos três bebês que estão em observação foi feita a medida perímetro cefálico e até o momento nenhum apresenta quadro de microcefalia, mas eles ficam em observação porque houve suspeita de infecção por zika vírus nas mães durante a gravidez”, esclareceu Kelly.
Sobre suspeita de infecção por zika no município, ela disse que até o início da tarde de quinta (4), já haviam sido registrados 130 casos, sendo 45 só neste ano e 85 em 2015. O município já recebeu três resultados de exames, todos negativos.
“Foram enviados 25 exames. Isto porque a amostra tem que ser coletada no período de virulência, que é até o quinto dia de apresentação dos sintomas”, explica.
Ela afirma que os casos suspeitos estão espalhados por praticamente toda a Serra. “Nos locais onde há mais concentração populacional, como a Grande Jacaraípe e Grande Laranjeiras, há mais registros, mas a média por habitante é semelhante. Não percebemos o aumento na demanda, apenas maior sensibilização dos profissionais da saúde em detectar os casos suspeitos”, salienta.
Kelly informou que na última quarta (3) o município recebeu do Governo do Estado os repelentes para distribuir entre as gestantes. “Começamos a fazer a distribuição nas unidades de saúde hoje (quinta – 4), que devem iniciar o repasse para as gestantes a partir da próxima semana”, frisa.
No próximo dia 13 (sábado), segundo a assessoria do Ministério da Defesa, chegam 9 mil soldados das Forças Armadas no estado para ajudar a combater o aedes aegipty, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Eles vão atuar em 11 cidades, incluindo a Serra.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), até esta quinta (4), havia 1.526 casos suspeitos de zika vírus, com 13 confirmados (10 em Vitória, 1 em Vila Velha, 1 em Cariacica e 1 em Aracruz). Foram notificados 54 bebês, entre nascidos e em gestação, com suspeita de microcefalia, mas ainda sem confirmação de relação com o zika.