Notícias

1ª vitória: Governo aceita sentar à mesa para negociar reabertura do Pronto Socorro do Jayme

A informação foi repassada pelo deputado Vandinho Leite, que cobra Governo pela reabertura do PS do Jayme. Crédito: divulgação.

Após mobilização na Serra pela reabertura do Pronto Socorro de porta aberta 24h do hospital Jayme Santos Neves, o Governo do Estado aceitou sentar à mesa para negociar o tema. A Informação é do deputado estadual Vandinho Leite, que puxou o tema desde quando a pandemia arrefeceu. Segundo Vandinho, o Governo vai promover uma espécie de audiência pública que ocorrerá nesta terça-feira (07) às 16h30, no auditório Hermógenes Lima Fonseca da Assembleia Legislativa, e contará com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto.

A expectativa é que dessa agenda, sejam definidas ações práticas com o objetivo de reabrir o local, que desde 2020 foi fechado, uma vez que o Jayme se tornou unidade hospitalar 100% para tratamento de Covid-19. Desde a desmobilização do hospital no combate a pandemia, o PS de porta aberta 24h segue fechado e pesando ainda mais a estrutura de atendimento de urgência e emergência nas UPA’s da Serra.

“Quando fechou, estava pacificado que tinha como sentido dar foco total ao atendimento da pandemia. Mas já estamos há cerca de 1 ano e meio com a pandemia controlada. O PS do Jayme atendeu mais de 550 mil pessoas em 7 anos de funcionamento [2013 – 2020], salvou muitas vidas. A prefeitura nunca fez gestão adequada das UPA’s e agora está pior ainda. Cobrar a reabertura do Pronto Socorro do Jayme não exime a Prefeitura da Serra de melhorar o serviço prestado em suas unidades, porém, é justo com os serranos, que precisam de um hospital estadual de porteira aberta 24h, assim como tivemos desde os anos 80 quando o Dório Silva foi inaugurado”, disse Vandinho Leite.

Vale ressaltar, como completo a declaração do deputado, que em maio de 2013, o Pronto Socorro do Dório Silva foi fechado, após mais de 20 anos de funcionamento, sob a justificativa que o Pronto Socorro do Jayme iria não somente suprir a demanda, bem como aumentar a oferta já existente.

O parlamentar ainda afirmou que não é possível adiantar o quê exatamente o Governo vai propor, porém, a sinalização política que ele tem recebido é que “há uma tendência do PS do Jayme, no conceito original do hospital, ser reaberto”. É importante esclarecer que o assunto trata do anexo lateral do Jayme, do qual funcionava o PS de porta aberta 24h, que foi fechado em 2020, mas o Jayme em si, nunca foi fechado e segue funcionando como unidade hospitalar, porém, diferente do passado, sem atendimento e urgência e emergência aberto ao público.

Atualmente o Jayme é a unidade de referência em grandes traumas, urgências neurológicas, neurologia ambulatorial, ortopedia de média e alta complexidade, cirurgia geral, urgências vasculares, urgência e emergência em clínica médica, além de gestação de alto risco materno e fetal, contando com um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ). O hospital recebe pacientes regulados pela Secretaria da Saúde (Sesa), que chegam via transferência ou também por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

Informações de bastidores apontam que o Governo do Estado estaria disposto a reabrir o PS do Jayme para receber pacientes de forma espontânea, porém, a resistência seria por parte da Associação Evangélica Beneficente Espírito-santense (AEBES) que é a Organização Social responsável pela gestão do hospital. Por diversas vezes, a reportagem do Tempo Novo tentou contanto com a AEBES, que afirma não poder responder demanda jornalística, tendo que ser, portanto, submetida a Secretária de Saúde. Essa por sua vez, não tem dado retorno jornalístico e pior, omitido dados, como por exemplo, a respeito da demanda feita pelo TN há mais de três semanas solicitando dados de atendimento do PS do Jayme no período em que esteve funcionando de porta aberta. Informação que o jornal obteve não através da assessoria da Sesa que não deu retorno, mas sim através da coleta de dados em conteúdos de acervo.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

14 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

14 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

15 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

16 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

16 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

17 horas atrás