Categories: Sem categoria

2017 vem aí!

Surfando nas redes sociais não é raro encontrar queixas em relação ano que se finda. Para muitos, 2016 não deixará saudades...

Crise política, cujo ápice foi o impeachment de Dilma Rousseff; crise econômica, com altos índices de desemprego e PIB real decrescente; tragédias, como a ocorrida com o avião que transportava o time da Chapecoense; morte de cantores, atores, escritores, poetas e formadores de opinião, nacionais e internacionais, queridos por muitos… esse é o retrato geral que marcará boa parte da retrospectiva do ano.

Mas quais seriam as expectativas para 2017? O que se pode esperar de concreto do ano vindouro? Sabemos que infelizmente tragédias continuarão a acontecer no próximo ano, bem como a morte de ícones da cultura do Brasil e do mundo. Sabe-se também que a política e a economia possuem grandes doses de incerteza. O que já está desenhado, no plano nacional logo após o recesso parlamentar, são as eleições para presidente da Câmara Federal e do Senado. Será um grande teste para o Governo Temer. A economia parece que vai continuar dando sinais negativos: a previsão é de um tímido crescimento do PIB de 0,50% para 2017.

Por aqui, teremos as eleições das mesas diretoras das Câmaras Municipais – e a da Serra promete grandes emoções…

Ao longo do ano de 2017 teremos articulações visando o Governo do Estado em 2018. Algumas movimentações já se tornaram públicas: Octaciano Neto, secretário de agricultura de PH, já se colocou à disposição e, em entrevistas, o prefeito da Serra também manifestou seu desejo. Isso tudo sem contar com as articulações de bastidores, que colocariam mais uma meia dúzia de pretendentes diretos ao executivo estadual.

Todas essas movimentações, contudo, dependerão em grande medida do projeto político do atual governador, que tem se colocado na mídia nacional explorando a imagem de administrador austero.

Volto a escrever para a coluna Olhar da Cidade no final de janeiro. Tiro uns dias de recesso para renovar as energias e as esperanças em um 2017 melhor. Feliz Ano Novo a tod@s!

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

8 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

15 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

16 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

16 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

17 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

17 horas atrás