Categories: Amar é o Bicho

‘Boi na linha’ na vida animal da Ufes

O desrespeito de um grupo de servidores culminou nesta sexta-feira (18) com a exposição de um boi em frente a reitoria da universidade. Já os cães e os gatos que vivem no local, vivem sob constante ameaça de envenenamento.

Nesta sexta-feira (18) a Universidade Federal no Espírito Santo – Ufes – que fica em Vitória – foi palco de uma atitude vergonhosa. Em protesto, um grupo de servidores da universidade levaram um boi e o amarraram em frente à reitoria da universidade. A reclamação dos funcionários são as políticas econômicas do governo Dilma Rousseff (PT). Os servidores estão em greve desde o dia 28 de maio e não têm data para retornarem ao trabalho. O principal motivo é conseguir um reajuste salarial.

Por conta desses motivos, os servidores decidiram expor o animal levando em consideração uma frase dita pela presidenta do Brasil: “Nem que a vaca tussa”.

A atitude causou comoção de protetores e ativistas da causa animal. Uma delas é Ligia Diniz que antes mesmo de o protesto acontecer já estava indignada só em pensar na hipótese da exposição do boi. “Que absurdo! Expor um animal indefeso, sem conseguir entender o porquê de estar nesse lugar e ainda, numa sombra minúscula, amarrada e uma porção de pessoas zombando. Se isso é aceitável, juro que prefiro ser diferente! Além do mais e se a Dilma dissesse: nem a mãe tussa, será que eles levariam a mãe?”, protesta a ativista.

Cães e gatos sob risco do envenenamento no Campus

Não é de hoje que o descaso de alguns servidores da Universidade Federal do Espírito Santo afetam os animais. Cães e gatos sofrem ameaças constantes dos funcionários do local que, segundo denúncias, dizem que irão envenenar os bichos.

Os cachorros e os gatos que habitam o campus são alimentados e cuidados por um grupo de protetores que fazem o trabalho voluntariamente na faculdade. Segundo uma das protetoras a preocupação com os animais é constante.

Em nota, a Administração Central da Ufes informa que tem ciência de que, atualmente, existem três matilhas dentro do campus de Goiabeiras. Embora alguns cães sejam agressivos e intimidem pessoas que circulam pelo campus, não há informações sobre ameaças de envenenamento ou maus tratos contra os animais. Ao contrário, existem estudantes e servidores que alimentam e cuidam dos cães.

A Administração Central da Ufes destaca que, na busca de resolver a questão de forma responsável, está sendo firmado um termo de cooperação técnica entre a Universidade, a Prefeitura de Vitória e a Sociedade Protetora dos Animais para que seja realizado um controle sobre os animais.

No momento, este termo se encontra na Prefeitura de Vitória para análise, o que impossibilita a Ufes de tomar alguma providência imediata. A proposta, que conta com a concordância da Sociedade Protetora dos Animais, é que os animais sejam capturados, castrados e disponibilizados para adoção. A cooperação técnica está sendo acompanhada pelo Ministério Público.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Dois atletas da Serra concorrem ao prêmio Melhores do Esporte 2024

Dois esportistas da Serra estão entre os dez finalistas que disputam o prêmio Melhores do Esporte 2024, que elegerá o…

3 minutos atrás

Blacksete lança novo clipe em evento especial na Serra

Fundada em dezembro de 1997, a Blacksete nasceu na Serra, com um projeto ambicioso: unir músicos talentosos para formar uma…

47 minutos atrás

Cães idosos: cuidados e atenção na melhor idade

Cães de raças pequenas geralmente vivem mais do que cães de raças grandes, o que faz com que a idade…

1 hora atrás

Coca zero realmente é saudável para minha dieta?

A Coca zero é adoçada com edulcorantes artificiais, como o aspartame e o acessulfame de potássio - usados para manter…

2 horas atrás

Pagode agita Porto Canoa no aniversário do grupo Leva Jeito

Além dos anfitriões, o grupo Leva Jeito, o público poderá curtir apresentações de Samba Crioulo, Curtição (com participação de R3…

2 horas atrás

Associação de Empresários divulga vencedores do Prêmio Mérito Empresarial 2024

A celebração do Prêmio Mérito Empresarial 2024 ocorrerá no dia 5 de dezembro, às 20 horas, no Steffen Centro de…

3 horas atrás