No primeiro turno das eleições municipais que acontece neste domingo (6) mais de 362 mil eleitores estão aptos para ir às urnas na Serra. Novamente, o município se consagra com o maior colégio eleitoral do Espírito Santo.
Ao todo, são 362.532 eleitores que irão escolher o novo prefeito, vice-prefeito e 23 vereadores da cidade. Os dados pertencem ao Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo e foram atualizados no último dia 30 de setembro.
As mulheres representam a maioria do colégio eleitoral da Serra, representando aproximadamente 53% do total. Isso corresponde a 191.865 cidadãs, enquanto os homens representam 47%, cerca de 170.573. Neste ano, 94 pessoas optaram por não declarar o sexo.
Além disso, o município se apresentou novamente como o maior colégio eleitoral, ficando na frente dos demais da Grande Vitória. Vila Velha com 345.236, Cariacica com 278.173 e Vitória com 266.585, junto a Serra, compõem os municípios capixabas que podem ter um segundo turno no dia 27 de outubro por possuírem colégio eleitoral superior a 200 mil eleitores aptos.
Estrutura de votação na Serra
Conforme noticiado anteriormente pelo Tempo Novo, três zonas eleitorais formam essa estrutura: a 26ª, com sede na Serra centro; a 53ª, com sede em Jardim Limoeiro e a 59ª, com sede em Jacaraípe. A 26ª tem como atribuição principal os registros das candidaturas a vereador, vice prefeito e prefeito. A 53ª cuida da fiscalização das campanhas e a mais recente Zona Eleitoral da cidade é a 59ª.
Apuração
A apuração dos votos neste ano será nos cartórios eleitorais, para onde irão todas as informações constantes em cada urna eletrônica. Isso porque, cada local de votação tem uma urna eletrônica. Cada urna eletrônica tem um cartão onde os votos são depositados; quando acaba a votação, é fechada a urna, cada chefe de local de votação imprime e coloca o resultado no local de votação. Esse cartão de memória é levado para o respectivo cartório eleitoral, que baixa esses dados e os encaminha para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que seja feita a totalização dos votos. E a população acompanha isso em tempo real.