A tão esperada 3ª ligação entre Serra e Vitória está prestes a se tornar realidade, com previsão de início nos próximos meses de 2025. O projeto, parte de um amplo conjunto de obras de infraestrutura, prevê a construção de uma rodovia que aliviará o intenso tráfego da BR-101 e da Avenida Norte Sul. A nova via contará com elevados, viadutos e ciclovias, oferecendo uma alternativa moderna e eficiente aos acessos atuais, como a Rodovia das Paneleiras e a própria Norte Sul.
A Prefeitura da Serra informou que a primeira fase das obras prevê a construção de viadutos, vias expressas e elevados para solucionar os gargalos no trânsito na região da Norte Sul, um ponto crítico na ligação entre os dois municípios.
As intervenções começarão na Avenida Brasil, em Novo Horizonte, com a implantação de vias expressas próximas à ArcelorMittal. O trajeto atravessará o bairro Jardim Limoeiro, conectando-se a ruas paralelas e novas vias nos arredores do Terminal de Carapina e da entrada da siderúrgica, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.
Motoristas que trafegam pela BR 101 ou pelas ruas internas de Carapina poderão acessar a nova via por ruas como Castelo e Nelcy Lopes Vieira. A obra também prevê um contorno pelo bairro Manoel Plaza, facilitando a conexão com a Rodovia Norte Sul.
Um mergulhão será construído na região para evitar congestionamentos no cruzamento entre a Avenida João Palácio e a Avenida Rio Amazonas com a Norte Sul. Isso eliminará a necessidade de semáforos para a travessia, prometendo mais fluidez ao tráfego local.
Após a conclusão da primeira fase, uma segunda etapa conectará a nova via até o bairro Jardim Camburi, em Vitória. Este projeto, entretanto, ainda está sendo desenvolvido e depende de negociações com a Vale, a ArcelorMittal e a Prefeitura de Vitória.
Esboços do plano indicam que o trajeto deve incluir trechos da Avenida Dante Michelini, Avenida Munir Hilal e ruas próximas ao condomínio Atlântica Ville, avançando por áreas industriais e residenciais até alcançar Manoel Plaza, na Serra.
O projeto contará com financiamento internacional. Um crédito de US$ 57,6 milhões (cerca de R$ 345 milhões na cotação atual), fornecido pelo Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), foi aprovado pelo Senado, garantindo o aval da União para que a Serra e o governo estadual contratem os recursos.
De acordo com o prefeito da Serra, Weverson Meireles, a obra não apenas melhorará a mobilidade urbana, mas também fomentará o desenvolvimento econômico da região litorânea do município. Ele destaca a necessidade de atrair investimentos e requalificar áreas ainda pouco exploradas economicamente.
“Essa obra vai ligar Jardim Camburi a Carapebus, melhorando a mobilidade e valorizando a orla da Serra. É um passo importante para gerar oportunidades e fortalecer nossa economia”, afirmou Weverson.
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