O projeto para a construção da nova rodovia que funcionará como a terceira ligação entre Serra e Vitória está em fase final de desenvolvimento. Assim que finalizado, a Prefeitura da Serra dará início ao processo de licitação integrada. A empresa que vencer será responsável tanto pelo projeto executivo quanto pela execução da obra, que será financiada por um empréstimo internacional já em andamento.
A rodovia será construída próxima às áreas da Vale e da ArcelorMittal, com o objetivo principal de resolver o gargalo da travessia urbana da BR-101, em Carapina. A 3ª ligação conectará a orla de Jardim Camburi, em Vitória, à região costeira de Carapebus, na Serra, oferecendo um novo percurso para reduzir os engarrafamentos e facilitar o tráfego entre as duas cidades.
Além de melhorar o transporte coletivo e reduzir o tempo de deslocamento, a obra tem como meta diminuir acidentes e os impactos ambientais, especialmente em áreas urbanas densamente habitadas.
Outro benefício esperado é o fortalecimento da integração entre setores da cidade, desde áreas residenciais até portuárias, criando um ambiente mais favorável à chegada de novos investimentos na Serra e impulsionando o dinamismo econômico da Região Metropolitana.
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Em agosto, a Prefeitura da Serra garantiu um avanço importante para viabilizar o financiamento da obra. A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) aprovou o projeto, confirmando a capacidade financeira do município para contrair o crédito internacional e assegurar a garantia da União.
Com a aprovação, o processo segue para revisão pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.
O financiamento de US$ 57,6 milhões (aproximadamente R$ 317 milhões) será fornecido pelo New Development Bank (NDB), conhecido como Banco dos Brics, e destinado ao Programa de Requalificação Sustentável para o Desenvolvimento e a Mobilidade Urbana na Serra, intitulado “Requalifica Serra”.
O empréstimo será indexado à taxa SOFR (Secured Overnight Financing Rate), com um spread variável que representa a diferença entre as taxas de captação do banco e as cobradas no crédito. O pagamento do empréstimo iniciará em outubro de 2030, sendo quitado em 25 parcelas semestrais até outubro de 2042. O Governo Federal atuará como garantidor do financiamento.
Apesar de o traçado definitivo ainda estar em desenvolvimento, já se sabe que a terceira ligação começará em Jardim Camburi, Vitória, seguindo às margens do Complexo de Tubarão até a região próxima à portaria da Vale, em Carapina. A rodovia passará por uma ponte sobre a linha férrea e contornará novamente a área da Vale até alcançar Carapebus.
O prefeito Sergio Vidigal destacou a relevância do projeto para a Serra em entrevista ao Jornal Tempo Novo: “Essa ligação entre as orlas de Serra e Vitória é uma das obras mais significativas do ponto de vista econômico, gerando novos postos de trabalho. Não só revolucionará a mobilidade urbana, mas também potencializará o desenvolvimento da nossa cidade”.
O prefeito eleito, Weverson Meireles, reafirmou o compromisso com o projeto: “Essa obra é essencial para a cidade, e daremos início a ela em nosso mandato. Vamos conectar Jardim Camburi à praia de Carapebus”, ressaltou.
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