Categories: Sem categoria

Amigo leitor,

Um estudo divulgado na última terça-feira (04/02) pela empresa de segurança McAfee e publicado pela revista eletrônica IDGNOW, especializada em tecnologia, constatou que cerca de 62% dos adultos brasileiros enviam ou recebem conteúdo íntimo por meio de dispositivos móveis, incluindo vídeos, fotos e mensagens.

Ainda segundo o estudo, 91% dos adultos brasileiros entrevistados confiam que seus parceiros não enviarão conteúdo íntimo ou informações privadas e 75% solicitam para o parceiro apagar as informações quando terminam o relacionamento.

Esse estudo mostra o grau de desinformação, irresponsabilidade e falta de cautela dos brasileiros usuários da tecnologia.

Em quase 14 anos trabalhando com crimes virtuais e tecnologia da informação, constatei centenas de situações em que a privacidade das pessoas tornou-se pública devido a uma falsa sensação de confiança em seus parceiros e também nos recursos de segurança dos dispositivos eletrônicos.

Independente da marca do smarthphone ou da tecnologia do recurso de segurança, sempre existirá a possibilidade do vazamento de qualquer conteúdo para a Internet, principalmente conteúdos íntimos, por chamarem mais atenção e serem mais cobiçados.

Existem diversas formas que podem colaborar com o vazamento desse tipo de conteúdo, inclusive durante seu envio e recebimento, ocasião em que poderá ocorrer a interceptação dos dados transmitidos, isso, no caso dos menos avisados, que não utilizam programas que criptografem os dados enviados.

Outra situação que poderá colocar em risco dados íntimos é a perda do aparelho eletrônico, pois mesmo que o dispositivo tenha uma senha de acesso, esse recurso pode ser facilmente burlado, bastando para isso a retirada do cartão de memória.

E ainda que as fotos, os vídeos e as mensagens sejam deletados, programas de forense computacional podem facilmente recuperar arquivos apagados e consequentemente, dependendo da índole de quem os manipula, serem publicados na Internet causando grande constrangimento para as partes envolvidas.

Portanto, fica aqui a dica: evite a produção e armazenamento de conteúdo íntimo em dispositivos digitais, pois não existe forma totalmente confiável de guardá-los em segurança.

A probabilidade de que esse material íntimo vaze e “caia na rede” é consideravelmente grande.  Não vale a pena arriscar.

Um bom final de semana a todos e até o próximo encontro.

 

Eduardo Pinheiro Monteiro – Especialista em Internet e Crimes Virtuais.  E-mail: eduardo.virtual@hotmail.com

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

5 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

5 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

5 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

6 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

6 horas atrás

Noite retrô no Garage Pub, em Laranjeiras, nesta sexta (22)

Emolaila é uma das atrações da festa “Twister and Shout” que promete uma noite retrô no Garage Pub, em Laranjeiras,…

11 horas atrás