Domingo (11) acontece a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desta vez das disciplinas de matemática e ciências da natureza, que incluem Física, Química e Biologia. Para alguns estudantes, esse é o momento mais difícil, para outros nem tanto. Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h. O encerramento das provas é às 18h e 30.
Rutieli Nascimento Barbosa, do Bairro das Laranjeiras, se sente preparada. “De manhã faço o 3° ano e à tarde estudo com as amigas ou sozinha. Também fiz pré-Enem à noite na Serra-Sede e aos sábados na minha escola (Escola Estadual Jacaraípe). Estou otimista, pois esta é minha área e fui bem na primeira prova. Quero ser Engenhara Química. No sábado reviso alguns pontos que tenho mais dificuldade e durmo cedo para acordar bem”, detalha.
Aluna do Projeto Ser, Nívia Paula Ferreira, de Colina de Laranjeiras, sente que essa etapa será mais difícil para ela, que pretende uma boa nota para cursar Direito.
“A partir de hoje (09) estarei em concentração total para a prova de domingo, pois é a área mais difícil para mim. No sábado pretendo apenas relaxar para dormir bem e acordar cedo. Fiz uma boa prova na 1ª etapa e espero ir bem nesta também. Fazia Administração e tranquei por não poder pagar, então resolvi fazer o Enem e tentar uma bolsa de estudos para o meu sonho, que é cursar Direito”, diz.
Renato Ribeiro coordena o projeto Ser, em Barcelona, pré-Enem voltado para alunos de escolas públicas e diz que essa é a pior etapa para seus alunos, mas que está otimista.
“Essa é a parte mais difícil do Enem para os alunos da área de Humanas e os da rede pública, mas estamos otimistas, pois nenhum estudante do projeto perdeu a primeira prova e eles foram bem”, aposta.
Ele dá algumas dicas de como contornar as dificuldades. “Primeiro responder as questões fáceis e deixar as mais difíceis para retomar no final. Também é preciso ler os enunciados com muita atenção, pois é possível eliminar algumas alternativas de resposta apenas com a interpretação”, orienta.
Na Serra, 15.493 mil estudantes do município se inscreveram para a prova. Responsável pela aplicação do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não informou quantos faltaram à primeira etapa realizada no último domingo (04). Mas em todo país o Inep disse que a abstenção na 1ª etapa foi de 24,9%. Os faltosos estão eliminados.