Saúde

84% das mulheres na menopausa têm problemas de sono, aponta pesquisa

A médica ginecologista Thaissa Tinoco, explica que a menopausa causa desequilíbrio hormonal e a queda do estrogênio, hormônio associado à regulação do sono da mulher. Crédito: Divulgação

As desconfortáveis ondas de calor, diminuição da libido, ressecamento da pele, enjoos e distúrbios emocionais são sinais conhecidos da menopausa, fase em que mulher para de menstruar em razão do declínio da produção de hormônios reprodutivos.

Além de todos esses sinais, essa condição pode trazer outro agravante: problemas no sono. É o que apontam os dados das avaliações feitas pela Plenapausa, plataforma feminina brasileira especializada no climatério.

A pesquisa, que já avaliou mais de 5 mil mulheres, revelou que 84% das participantes do estudo sofrem com alterações no sono.

+ Ceturb acusa ambulantes e vai expulsá-los de terminais da Serra

Um dos causadores desse sintoma, segundo a médica ginecologista Thaissa Tinoco, é o desequilíbrio hormonal e a queda do estrogênio, hormônio associado à regulação do sono da mulher.

“Com as ondas de calor noturno, comuns na menopausa, a mulher pode acordar várias vezes durante a noite com esse desconforto, comprometendo o sono. E isso, por sua vez, prejudica o humor, disposição, deixando a mulher mais cansada e menos concentrada durante o dia”.

A ginecologista ressaltou que a dificuldade de dormir pode comprometer a qualidade de vida da mulher e, por isso, é fundamental buscar tratamento.

“Se a mulher estiver passando por isso, é muito importante relatar ao seu médico, para que seja direcionada a um tratamento que elimine ou amenize o problema. As alterações do sono trazem impactos muito negativos à vida, atrapalham a rotina e a saúde física e emocional “, destacou Thaissa.

A médica alertou, ainda, que todas as mulheres na menopausa devem ser acompanhadas pelo médico ginecologista.

“Os sintomas da menopausa não são iguais para todas, mas é fundamental que nessa fase da vida as mulheres sejam acompanhadas, para que passem pela menopausa da forma mais saudável possível. E para que sejam orientadas e encaminhadas a fazerem todos os exames necessários nesse período para prevenção e detecção precoce de doenças “, orientou a ginecologista.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Lula vem ao ES anunciar investimentos para os capixabas

Presidente Lula virá ao Espírito Santo. Foto: Divulgação O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), deve visitar…

9 horas atrás

Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.716

O Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.716. Crédito: Divulgação O Governo…

10 horas atrás

Serra poderá ter pontos de apoio para morador se hidratar em dias de calor intenso

Foto: Arquivo Jornal Tempo Novo Sob o argumento de minimizar os impactos das altas temperaturas durante o período de verão,…

11 horas atrás

Comunicado – 24/02/2025 – 4ª edição

publicidade legal - 24-02-2025 - 4ª ediçãoBaixar

11 horas atrás

Pablo Muribeca volta a protagonizar cenas de pirotecnia política e abuso de autoridade

Pablo Muribeca criticou a identificação dos funcionários, alegando que alguns uniformes continham a logomarca da Prefeitura da Serra. Crédito: Divulgação…

12 horas atrás

Médica esclarece mitos e verdades sobre o câncer colorretal

Apesar do risco de letalidade, esse tipo de câncer colorretal é prevenível e apresenta maiores chances de cura se for…

12 horas atrás