Com a escassez de vacinas distribuídas pelo Governo Federal aos estados brasileiros, cidades de todo o Brasil vem sofrendo com a falta de segunda dose (D2) para a garantia da imunização de seus moradores. Na Serra e em todo o Espírito Santo, a situação não é diferente: 87 mil capixabas não estão conseguindo realizar o agendamento para D2 da vacina do Butantan, Coronavac. Mesmo neste cenário, o governo do presidente Jair Bolsonaro decidiu enviar apenas 20 mil vacinas para o estado.
O número é quatro vezes menos do que o necessário para que a imunização destas pessoas seja concluída. O envio do Ministério da Saúde será feito ainda neste sábado (8), mas não há horário definido para a chegada das vacinas. Todas elas, segundo o governador Renato Casagrande, serão utilizadas para a aplicação de segunda dose.
A afirmação foi feita pelo governador através de seu perfil oficial do Twitter. “Amanhã pela manhã chegarão do Ministério da Saúde mais 20 mil doses da Coronavac. Todas para a segunda dose”, explicou o chefe do Executivo estadual.
A falta de vacinas para a segunda dose já havia sido informada pelo TEMPO NOVO nesta semana. Na Serra, a falta de doses para a D2 já é uma realidade. Nos últimos dias, por exemplo, o Município conseguiu abrir agendamento de segunda dose apenas para a vacina de Oxford, mas nenhuma da Coronavac.
No âmbito nacional, as ações do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) causam revoltas entre a comunidade científica e no meio político. O presidente é acusado de omissão e negacionismo, principalmente por desacreditar e negar compra de vacinas ainda no ano passado. Neste momento, o Brasil vive uma de suas piores fases da pandemia e ainda enfrenta falta de coordenação na distribuição de doses das vacinas, além da escassez dos produtos.
Enquanto isso ocorre, o TEMPO NOVO vem recebendo centenas de reclamações vindas de leitores sobre a falta de segunda dose na cidade. Uma delas é a Regiane Fagundes. Segundo ela, o prazo para segunda dose da sua mãe venceu. “E bem antes de vencer estou tentando e não consigo, será privilégio de outros?”, indaga.
Juliana Felipe Huli disse que também não consegui agendar para seu pai. “Ele tem 67 anos e ainda não conseguir dar a ele a 2° dose”. Nagil Siqueira afirma que não há doses disponíveis. “O site é confuso, trava na hora de confirmar e a pessoa fica sem saber. Aí liga para unidade de saúde o dia inteiro até saber que a dose não foi confirmada”.
“Segunda dose para idoso e profissional da saúde (Coronavac) não tem. A primeira tem em vários pontos, confuso né? Devem estar querendo números”, desabafa Marcia Paiva.
O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…
O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…
A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…
Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…
A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…
Crédito: Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O crime ocorreu…