Notícias

90 anos Sinduscon: presidente já traça metas para o centenário

Neste ano de 2024, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (SINDUSCON-ES) completa 90 anos de existência. Tempo Novo conversou com o presidente do sindicato, Douglas Vaz, sobre o que esperar para o centenário.

A criação do sindicato, como explica o presidente, se deu em 1934 com um pequeno grupo de construtores liderado por Aurélio Porto. “Ele surgiu diante a necessidade de regulamentar e criar padrões construtivos para elevar a indústria e fortalecer a base”.

Hoje o sindicato funciona como um interlocutor para as empresas de construção, através de comissões que se reúnem periodicamente, buscando soluções para desafios e demandas tanto dentro das “torres da entidade, como com o setor público”, explica o presidente.

Com noventa anos de história e rumo ao centenário, o Sinduscon já possui planos e metas traçadas para os próximos 10 anos. “Vamos melhor a questão da tecnologia, qualificando também melhor o colaborador. Queremos trazer uma melhor qualidade de vida para esse trabalhador, além de mais inovação e suportabilidade para as construções”, aponta o empresário.

Quanto aos objetivos, Douglas Vaz traz a função de geração de emprego engenhada, a redução do déficit habitacional e a melhoria da infraestrutura do Espírito Santo como tópicos principais. “Se hoje temos um estado de credibilidade e resultados, podemos afirmar que nós também participamos dessa construção”.

Contexto histórico

Fundado em 1934, o sindicato surgiu em meio a um período em que o Brasil buscava avançar como um país industrializado e não mais apenas agrícola, na seara econômica, e, na política, ainda sentindo as consequências da revolução constitucionalista de dois anos antes, em que o governo provisório de Getúlio Vargas foi questionado. Em julho daquele ano, o país promulgava a segunda Constituição Federal da era republicana, e Vargas era oficializado como Presidente da República.

Em Vitória, a sede pelos avanços era ainda maior diante de um estado que, histórica e estrategicamente, havia sido até então pouco desenvolvido. Nesse cenário, um grupo de construtores capixabas deu demonstração de pioneirismo e vanguarda, criando um dos primeiros Sindicatos da Indústria da Construção do Brasil. O texto que o constituiu diz que o objetivo da entidade era atingir “fins de pesquisa, informação, coordenação, proteção e representação legal da categoria econômica da Indústria da Construção Civil no âmbito do Estado do Espírito Santo”.

Criação

Foi no mês de outubro de 1934 que se realizou a assembleia de instalação do então denominado Sindicato dos Construtores Civis de Vitória. A sede da entidade ficava na famosa Rua 7 de Setembro, nº 60, no Centro de Vitória. Na ocasião, havia 11 empresários do ramo da construção civil presentes ao ato solene. Eram eles: Aurélio Porto, Radagásio Alves, Camillo Gianordoli, Antônio Becacici, José Meira Quadros, André Carloni, Victorino Cardoso Teixeira, João Baptista Golvêa, José Bernardino Cruz, Carlos Pilorotti e Manoel Antônio José de Brito. O primeiro presidente da entidade, eleito para uma gestão de dois anos, foi o Sr. Aurélio Porto.

O reconhecimento do sindicato pelo Governo Federal veio em maio de 1935, em virtude da demora processual da época, em despacho proferido pelo Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, Joaquim Pedro Salgado Filho, reconhecendo o sindicato em data de 22/05/1935. Em janeiro de 1942, a CARTA SINDICAL foi registrada no Departamento Nacional do Trabalho.

Com a Missão de “Defender os interesses do segmento econômico, objetivando o fortalecimento do setor de forma sustentável”, e a visão de “Consolidar-se como instituição importante no crescimento econômico do Espírito Santo e ser referência nacional como entidade promotora do desenvolvimento da Indústria da Construção”, o Sinduscon atravessou todos esses anos de mãos dadas com a sociedade capixaba, munido das crenças e valores que norteiam suas atividades: Ética, Transparência, Comprometimento, Competência, Inovação, Representação Participativa e Valorização do Ser Humano.

O Sinduscon-ES chega aos 90 anos com o olhar voltado ao futuro, adaptando-se às exigências contemporâneas e sendo a casa do empresário da construção, além de ser uma entidade sintonizada com a realidade à sua volta, sabedora da importância que tem não só para a economia, mas também para o desenvolvimento social do Espírito Santo.

Jady Oliveira

Últimas postagens

Herança Negra encerra a semana da Consciência Negra com show gratuito em Jesus de Nazareth

A banda Herança Negra nasceu no bairro Jesus de Nazareth, e tem uma trajetória de sucesso. Emplacou sucessos, dividiu o…

57 minutos atrás

Patrick Ribeiro amplia turnê internacional de Cintia Chagas para mais seis países

Empresário Patrick Ribeiro fez estreia de sucesso em Portugal e se prepara para mega turnê de Cintia Chagas em 2025.…

1 hora atrás

Proposta de extinção da escala 6×1 ganha destaque no debate trabalhista

A escala de trabalho 6x1, prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é amplamente utilizada em diversos setores, especialmente…

1 hora atrás

Serra terá mutirão de consultas com vagas para especialidades, clínico geral e pediatria

O mutirão da saúde será realizado sábado (23), novamente na Unidade Regional de Saúde (URS) de Serra Sede. Crédito: Edson…

2 horas atrás

Fernando Anitelli traz a magia do Teatro Mágico para Serra em voz e violão neste sábado

Além de Fernando Anitelli, o evento terá outros dois shows: Luau do Casanova e Cadu Caruzo. Crédito: Divulgação Liderado por…

3 horas atrás

Pela 1ª vez clássico do balé será apresentado ao vivo com orquestra no Parque da Cidade

O clássico do balé 'Quebra-Nozes' é um dos mais apresentados no mundo, e terá apresentação no Parque da Cidade, nos…

3 horas atrás