smobile
[secondary_title]

Domingo tem feira de adoção de animais resgatados pela Serra na Rua do Lazer

- PUBLICIDADE-
Serra
Estarão na feira de adoção da Serra: Rot, Totó, Coca Cola, Margarida, Latinha e Serrana. Crédito: Divulgação

Quer adotar um peludinho de quatro patas? Neste domingo (28), das 8 às 12 horas, vai ter feira de adoção com cachorros resgatados por meio do Programa ARCA – Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos da Prefeitura da Serra.

Seis cães estarão no local a procura de um lar responsável. São machos e fêmeas, adultos e filhotes. Na Rua do Lazer, vão estar Coca Cola, Latinha, Serrana, Margarida, Totó e Rot.

Os animais adultos são entregues castrados, vacinados e chipados. Já os cães filhotes tem a castração garantida por meio do ARCA.

A feira será na Rua do Lazer, que acontece sempre aos domingos num trecho da Avenida Eudes Scherrer de Souza que é interditado pelo município para realização de atividades culturais, recreativas e esportivas.  O trecho fechado compreende a Eudes Scherrer, da BR-101 até a Avenida Central de Parque Residencial Laranjeiras, no sentido BR a Morada de Laranjeiras.

Para adotar, a equipe do ARCA faz uma entrevista com a pessoa interessada para dar ciência das responsabilidades com o animal. É necessário que adotante tenha mais de 18 anos.

O ARCA foi lançado em janeiro deste ano e desde então, quase 1.400 animais já foram resgatados das ruas da Serra.

De acordo com a Prefeitura, os animais recolhidos estavam em sua maioria gravemente feridos ou foram vítimas de maus-tratos. Todos eles passam por tratamento quando necessário, são castrados e colocados para adoção posteriormente.

Ainda de acordo com dados do ARCA, foram 1.126 animais resgatados, sendo 835 cães e 291 gatos. Destes 77 foram adotados por meio de feiras de adoção realizadas pelo município. O Programa ARCA já realizou 1.412 atendimentos, entre resgates e castrações.]

+ Serra resgatou cerca de 1.400 animais e mais de 180 estão para adoção

Outros 287 animais foram cuidados e castrados e devolvidos para a comunidade. “Neste momento temos 187 animais disponíveis para adoção que podem ser conferidos na página do Rancho Bela Vista. No caso dos animais comunitários, são aqueles que a comunidade já cuida na rua. Nesta situação, o município cuida do animal que porventura se fere, castra e devolve ao morador responsável”, disse a veterinária Milagros Guerra que é a diretora do Departamento de Bem Estar Animal da Serra.

Através do ARCA também é possível cadastrar animais para castração gratuita. Os serviços do programa são realizados via contrato com uma clínica particular.

“Além dos animais de munícipes cadastrados, temos castrado muitos animais comunitários. Mais ainda há muito a ser feito”, disse Milagros.

Ainda segundo informações do programa, 177 animais resgatados pelo ARCA estão em tratamento e em breve serão devolvidos para os tutores comunitários.

Resgate de animais em sofrimento

O programa ARCA da Serra presta também atendimento a animais sem dono que forem encontrados com ferimentos graves devido a atropelamentos ou outras formas de maus tratos. Este serviço poderá ser solicitado pelo WhatsApp, das 8 às 18 horas, todos os dias, inclusive feriado, por meio do número (27) 98166-0447 e após resgatados e tratados dos ferimentos, os animais serão castrados e colocados para adoção.

Para o resgate, é necessário que o morador envie para o número de WhatsApp: seu nome, foto e vídeo do animal com endereço. “A orientação é que o solicitante envie fotos ou vídeos do animal, para avaliação do quadro, assim como a localização detalhada. Recolhemos animais gravemente feridos, que não tenha tutor, conforme decreto 2.274 de 11 de janeiro de 2022”, detalhou Milagros.

Castração na Serra

O programa ARCA oferece também a castração de cães e gatos a moradores do município. A prioridade de atendimento será para tutores cadastrados no Cadúnico, ONGs de proteção a cães e gatos e protetores independentes e o serviço já pode ser solicitado clicando aqui.

Para ter acesso ao serviço, é preciso fazer cadastramento via internet, pelo endereço programaarca.serra.es.gov.br, ou pelo telefone (27) 3291-2399. Após a realização do cadastro, será feita a seleção dos tutores, de acordo com os critérios de prioridade do programa e em seguida o encaminhamento para a clínica que irá realizar o tratamento.

Antes de levar os animais para a clínica, os tutores contemplados com a castração de seus animais deverão participar de uma palestra com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, na qual serão abordados os conceitos da guarda responsável e dadas orientações sobre os cuidados necessários antes e após a cirurgia de castração.

De acordo com Milagros, 4.362 tutores se cadastraram no programa. Os números mostram a inda que estes tutores, cadastraram 8.821 animais para castração gratuita. 3.889 são cães e 2.977 gatos.

Tem também o cadastro de protetores e ongs do município. Ao todo são 173 cadastros de protetores, 1.911 animais deste grupo, sendo 887 cães e 1.024 gatos. Uma ong fez cadastro de 36 animais, sendo 33 cães e 3 gatos.

“A prioridade do ARCA é o atendimento de ongs, protetores independentes e pessoas que sejam cadastrados no CadÚnico. Depois de atendidas estas prioridades, atenderemos os outros casos”, explicou a veterinária.

Feriadão prolongado: conheça a rota do agroturismo na Serra

Feriadão chegando e, para quem curte tranquilidade, contato com a natureza e lazer rural, o agroturismo da Serra é uma excelente opção de passeio...

Derrubadas dos Mastros em Nova Almeida e Manguinhos acontecem neste sábado (19)

Fé, cultura e devoção nas tradicionais Derrubadas do Mastro de São Benedito e São Sebastião neste fim de semana, na Serra. No sábado (19),...

Chefe do tráfico na Serra é preso após denúncia de violência doméstica

O que começou como uma ocorrência de violência doméstica terminou com a prisão de um dos principais chefes do tráfico de drogas da Serra,...

Fim de semana de Páscoa na Serra será de calor e pancadas de chuva rápidas

O fim de semana de Páscoa na Serra, na Grande Vitória, será de temperaturas elevadas e tempo instável, com sol predominando entre nuvens e...

Sábado da Aleluia pode comer carne? Veja o que diz a Igreja Católica

Essa é uma das dúvidas mais comuns durante a Semana Santa: é permitido comer carne no Sábado de Aleluia? A resposta, segundo a tradição católica, é sim — não há...

Diretor do IJSN é homenageado com comenda Hércules Silveira

O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, recebeu, nesta quinta-feira (17), a Comenda Hércules Silveira, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido...

Menos de 72h depois, nova apreensão de drogas é realizada em Vila Nova de Colares

Menos de 72 horas após uma grande apreensão de drogas no bairro Vila Nova de Colares, na Serra, uma nova ação policial resultou na...

Chuvas adiam encenação da Paixão de Cristo na Serra para dia 26

Anteriormente marca para esta sexta-feira (18), um dos espetáculos mais tradicionais da Serra, a Encenação da Vida e Paixão de Cristo foi adiada para...

Mais de 13 mil atendimentos realizados por mês em UPAs da Serra em 2025

Somente nos primeiros meses deste ano, as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Serra realizaram, em média, mais de 13 mil atendimentos por...
...