
A Serra foi o município da Grande Vitória com o menor número de homicídios registrados em março deste ano. Com apenas três mortes violentas, a cidade alcançou o menor índice mensal de assassinatos desde o início da série histórica, em 1996.
De acordo com dados preliminares, a Serra registrou oito homicídios em janeiro, sete em fevereiro e três em março, totalizando 18 assassinatos no primeiro trimestre de 2025.
O resultado coloca o município na terceira posição entre os que mais registraram mortes violentas na Grande Vitória, atrás de Vila Velha (27 casos) e Cariacica (21). Vitória aparece em seguida, com 15 homicídios no mesmo período.
O número registrado em março é o menor da história da cidade, superando o recorde anterior de abril de 2019, quando ocorreram cinco homicídios. O mesmo número foi repetido em maio, junho e setembro de 2024.
O delegado Rodrigo Sandi Mori, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, celebrou o resultado inédito, mas destacou que ele é fruto de um esforço conjunto no combate à criminalidade.
“Reduzir homicídios requer uma investigação eficaz, com prisão qualificada não apenas dos executores, mas também dos chefes do tráfico, que muitas vezes atuam como mandantes ou autorizam os crimes. É fundamental que o trabalho da Polícia Civil seja finalizado com a condenação dos homicidas, o que tem ocorrido com êxito na Serra. Em 2024, 88,89% dos júris realizados no município terminaram com condenação”, afirmou o delegado ao Jornal Tempo Novo.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) ainda não divulgou oficialmente os dados consolidados por cidade referentes apenas ao mês de março, mas confirmou que o Espírito Santo teve o menor número de homicídios para o mês na série histórica. Foram 58 assassinatos em 31 dias — o melhor resultado desde 1996.
No acumulado do primeiro trimestre, o Estado também apresentou uma redução significativa. Foram 199 mortes violentas dolosas entre janeiro e março de 2025, contra 231 no mesmo período do ano passado — uma queda de 13,9%.