smobile
[secondary_title]

Construção civil defende plano diretor unificado para a Grande Vitória

- PUBLICIDADE-
Foto: divulgação

Pensar a Região Metropolitana da Grande Vitória unificadamente é a proposta feita pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES), Douglas Vaz. Durante a solenidade de posse da diretoria para a gestão 2025/2028, para a qual Vaz foi reeleito, o presidente afirmou ser necessário retomar a discussão da Região Metropolitana e padronizar códigos de obras e um Plano Diretor Municipal (PDM) unificado para os municípios.

“A mobilidade urbana segue nos desafiando. Vamos pensar juntos, alternativas viárias mais eficientes e seguras para pedestres, ciclistas e motoristas”, disse Vaz.

Na opinião do presidente do Sinduscon-ES, essa década será um marco no desenvolvimento da infraestrutura logística do Espírito Santo, com a construção de rodovias, ferrovias, portos e armazéns.

“Vamos presenciar uma demanda crescente por moradias nos próximos anos, principalmente no Litoral Norte e no Litoral Sul do Espírito Santo. O empreendedor vai precisar ocupar novas áreas. Precisamos nos antecipar a esse movimento de forma a contribuir para um crescimento ordenado, que tenha garantia de oferta de água, tratamento de esgoto, energia, saúde e educação, com equilíbrio ambiental.”

Vaz também falou sobre o desafio que é adequar as empresas à geração Z, tanto no desenvolvimento de novos produtos para atender a essa nova demanda quanto na forma de absorver essa mão de obra.

“A construção civil caminha para tornar seu processo construtivo cada vez mais industrializado. A inovação faz parte do dia a dia das nossas empresas”, disse o presidente do Sinduscon-ES.

Para os próximos três anos, Douglas Vaz disse que o Sinduscon-ES vai dar continuidade ao trabalho de manter o diálogo com os entes públicos e privados. “Vamos fortalecer nossa parceria enquanto cadeia produtiva com a união de todos os 14 sindicatos na Câmara Setorial da Indústria, buscando melhorar nossa produtividade e competitividade”.

ES Construção Brasil 2025

Na ocasião da posse, o Sinduscon-ES apresentou a edição 2025 da ES Construção Brasil, evento que evidencia a importância da cadeia da construção para o desenvolvimento econômico do Espírito Santo.

Após uma edição de sucesso em 2024, a ES Construção Brasil 2025 acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de julho, no Pavilhão de Carapina. Realizada pelo Sinduscon-ES, a feira deve reunir 150 expositores, entre empresas de máquinas e equipamentos, serviços e do mercado imobiliário.

Com entrada e estacionamento gratuitos, a feira terá 30 horas de conteúdo especializado sobre tecnologia e boas práticas na construção, além de destacar as práticas ESG no setor, com estratégias que podem reduzir o impacto ambiental e preparar o segmento para as demandas atuais. A expectativa da organização é receber 18 mil visitantes ao longo dos três dias.

Governador presente

Presente na solenidade, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, citou o investimento feito pelo governo do Estado em infraestrutura. “Quando retornei ao governo, em 2019, o Estado investiu R$ 1 bilhão em infraestrutura. Em 2024, nós investimos R$ 4,2 bilhões com a mesma equipe de governo”.

Casagrande destacou obras como a do contorno de Jacaraípe, que está em fase de finalização, e início de outra obra rodoviária que vai ligar Nova Almeida à ponte do Rio Piraqueaçu, ampliando as vias de acesso à área portuária de Aracruz.

O vice-governador Ricardo Ferraço também falou sobre a importância da construção civil como setor com alta empregabilidade. “O emprego é a melhor política social que a gente pode colocar de pé”.

A solenidade de posse da nova diretoria do Sinduscon-ES aconteceu na manhã desta quarta-feira (02), no Sheraton Vitória, e contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias, Paulo Baraona, do vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Aristóteles Passos Costa Neto, da vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini, de autoridades e empresários da construção.

Serra mobiliza mais de 500 pessoas em rede de solidariedade em Nova Almeida

Mais de 500 pessoas, entre servidores municipais, voluntários e equipes de apoio, foram mobilizadas para acelerar os serviços de limpeza, apoio social, ajuda humanitária...

Serra ganha novas linhas de ônibus do Transcol; veja quais

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) divulgou que três novas linhas de ônibus do Sistema Transcol...

EDP e Polícia Civil flagram furto de energia na Serra

Em ação conjunta, a Polícia Civil e a EDP, concessionária de energia, encontraram uma ligação direita casos de furto de energia elétrica durante inspeções...

Feriado com gastronomia e cultura no 1º Fest Santo Manguinhos

O feriadão da Semana Santa e Tiradentes, de 17 a 21 de abril, será animado no balneário de Manguinhos, na Serra. Durante quatro dias...

Inmet emite alerta de chuva com perigo potencial na Serra

Após as chuvas atingirem várias partes da Serra na noite desta quinta-feira (10), principalmente Nova Almeida, causando diversos transtornos, o Instituto Nacional de Meteorologia...

CPF irregular: o que isso significa e como resolver

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um dos documentos mais utilizados no Brasil. Ele é exigido para abrir conta em banco, fazer compras...

Aulas são suspensas após super chuva destruir teto de escola em Nova Almeida

As aulas na EMEF Darcy Ribeiro, em Parque das Gaivotas, foram suspensas nesta sexta-feira (11) após uma forte tempestade atingir a região de Nova...

Ícone LGBT Silvetty Montilla faz show na Serra nesta sexta-feira

Se você é do time que não dispensa uma boa risada, pode anotar na agenda, o Shopping Mestre Álvaro, em Eurico Salles, na Serra,...

Humorista Kedny Silva traz para a Serra stand-up ‘Terapia de Casal’ em maio

O humorista Kedny Silva desembarca na Serra com seu novo espetáculo de stand-up comedy “Terapia de Casal”, no dia 2 de maio, às 21...
...