smobile
[secondary_title]

Poder: aprendizado e sabedoria

- PUBLICIDADE-

Um quarto de século, 25 anos. Esse é o tempo em que o médico Sérgio Vidigal se dedica à política local, como vereador, deputado estadual e prefeito três vezes. Nos curtos intervalos em que ficou sem mandato, teve uma rápida passagem pela subsecretaria de Estado da Saúde e também pelo Ministério do Trabalho.

Nesse período, Vidigal amadureceu, se tornou um líder político importante para a Serra, ampliou o leque de relacionamento através da presidência regional do PTD e também através dos dois mandatos de deputada federal que sua esposa, Sueli exerceu na Câmara dos Deputados.

Essa dedicação quase que exclusiva à política local, deu a Vidigal um amplo conhecimento da cidade e também como deve ser administrado um município. Como presidente regional do PDT, ele conhece todos os municípios do Estado e tem base eleitoral em todos eles, se constituindo ao longo desses anos como uma liderança estadual, porém sem ainda ter experimentado um cargo de atuação nacional.

Como liderança máxima do PDT, colocou-se no centro das articulações políticas do Estado, conversando diretamente com os grandes nomes da política estadual, como senadores, governadores e deputados federais.

O que faltava a Vidigal para se consolidar como uma grande liderança estadual, saindo dos limites da Serra e ganhando maior notoriedade nos demais municípios era um mandato federal, onde ele estivesse frente a frente com os grandes nomes da política do país, discutindo os grandes temas nacionais, sem perder de vista os temas estaduais e o municipal.

Essa lacuna na história politica de Vidigal está sendo preenchida com o mandato de deputado federal, assumido em março e desde então vem dando demonstrações de que os anos que passou como prefeito da Serra, foram importantes para muitos posicionamentos assumidos na Câmara Federal. Por formação política Vidigal é um municipalista, mas está se tornando um parlamentar eclético, estudando e se aperfeiçoando em temas nacionais bem diversificados.

Dentre os atuais parlamentares do Espírito Santo (10 deputados e três senadores), Vidigal vem se destacando por posicionamento firme diante do cenário econômico e político nacional e pregando uma nova postura e um novo comportamento das autoridades e lideranças nacionais no exercício do poder.

Ou seja: Vidigal está gostando de Brasília, gostando do ambiente na Câmara Federal. Agora, mudar e aperfeiçoar a mentalidade de boa parte dessas grandes lideranças se tornou um grande desafio para Vidigal.

União para Serra decolar

Os ares de Brasília, a aproximação com o Palácio Anchieta e a convivência com o governador Paulo Hartung, despertou em Vidigal um discurso mais desenvolvimentista, se descolando um pouco do discurso filantrópico que marcou a trajetória dele nas três passagens pela Prefeitura da Serra.

O ex-prefeito sabe que a Serra do futuro precisa de uma nova âncora em sua economia, pois a matriz econômica que existe hoje já não gera mais os impostos necessários para manter a crescente demanda da cidade.

Nesse aspecto, tanto o prefeito Audifax Barcelos quanto o ex, Sérgio Vidigal parecem pensar iguais. Para a Serra executar os investimentos necessários para atender a demanda da população nos campos da saúde, educação, mobilidade urbana, segurança, entre outros que consomem vultosos recursos, é necessário uma nova matriz de negócio.

A ArcelorMittal, o parque industrial instalado e a expansão dos setores de comércio e serviços que estão aí postos, mal conseguiram gerar recursos para o custeio das despesas municipais, ficando o município com baixíssima capacidade de investimentos.

A única oportunidade que tanto um quanto o outro vislumbram é realmente o aeroporto internacional de cargas. Esse é grande negócio do futuro para a Serra.

É uma âncora para a economia local de baixíssimo investimento público, todos os dois querem, a Serra precisa e não está difícil sair não, basta acertar na mão e procurar os caminhos certos.

Talvez esse seja o início do fim da crise para a Serra.

 

Serra mobiliza mais de 500 pessoas em rede de solidariedade em Nova Almeida

Mais de 500 pessoas, entre servidores municipais, voluntários e equipes de apoio, foram mobilizadas para acelerar os serviços de limpeza, apoio social, ajuda humanitária...

Serra ganha novas linhas de ônibus do Transcol; veja quais

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) divulgou que três novas linhas de ônibus do Sistema Transcol...

EDP e Polícia Civil flagram furto de energia na Serra

Em ação conjunta, a Polícia Civil e a EDP, concessionária de energia, encontraram uma ligação direita casos de furto de energia elétrica durante inspeções...

Feriado com gastronomia e cultura no 1º Fest Santo Manguinhos

O feriadão da Semana Santa e Tiradentes, de 17 a 21 de abril, será animado no balneário de Manguinhos, na Serra. Durante quatro dias...

Inmet emite alerta de chuva com perigo potencial na Serra

Após as chuvas atingirem várias partes da Serra na noite desta quinta-feira (10), principalmente Nova Almeida, causando diversos transtornos, o Instituto Nacional de Meteorologia...

CPF irregular: o que isso significa e como resolver

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um dos documentos mais utilizados no Brasil. Ele é exigido para abrir conta em banco, fazer compras...

Aulas são suspensas após super chuva destruir teto de escola em Nova Almeida

As aulas na EMEF Darcy Ribeiro, em Parque das Gaivotas, foram suspensas nesta sexta-feira (11) após uma forte tempestade atingir a região de Nova...

Ícone LGBT Silvetty Montilla faz show na Serra nesta sexta-feira

Se você é do time que não dispensa uma boa risada, pode anotar na agenda, o Shopping Mestre Álvaro, em Eurico Salles, na Serra,...

Humorista Kedny Silva traz para a Serra stand-up ‘Terapia de Casal’ em maio

O humorista Kedny Silva desembarca na Serra com seu novo espetáculo de stand-up comedy “Terapia de Casal”, no dia 2 de maio, às 21...
...