Lá nos idos do primeiro ano desse século, a Serra ousou desenvolver sua Agenda Serra 21, que desenhou a cidade para seus vinte próximos anos, portanto, até o ano 2020. Naquele momento a intensa mobilização reuniu aproximadamente 800 cidadãos e cidadãs, representando as organizações sociais, políticas, econômicas e culturais, que, por oito meses, debateram e opinaram sobre o melhor cenário que projetava para a Serra no futuro.
Nessa experiência exitosa logrou entender os processos transformadores em cada período histórico, a formação demográfica e ocupação espacial desde o litoral até o sopé do Monte Mestre Álvaro. De igual modo a metamorfose socioeconômica troca as roças de abacaxi pelo chão de fábrica e o rural pro urbano, em não mais que duas décadas, anos 70\80.
Os desafios da cidade do futuro, revisados em 2007 e revisitados em 2012, projetam a Serra na condição de maior concentração populacional, mais ativa economia e melhor nível de emprego. Noutra face, carrega o título de maior criminalidade e sérios desafios na urbanidade da extensa periferia.
No ranking estadual do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, a Serra ocupa honrosa sétima colocação, mas no cenário nacional é a 795ª posição. Há, portanto, longa estrada; e há horizontes perceptíveis e agendados para o futuro.
Uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a Polícia Federal foi realizada nesta quarta-feira (30)…
As redes sociais chegaram como uma promessa de conexão, mas para muitos se tornaram fonte de ansiedade, comparação e até…
Foto: JR Dantas/Divulgação A Arena Jacaraípe, na Serra, vai ser a casa do handebol brasileiro durante esta semana. Desde terça-feira…
Rodrigo Marques terá apresentação no dia 10 de maio, às 20 horas e 11 de maio com lotação esgotada e…
O Garage recebe o Aless Blues Trio, com um repertório recheado de clássicos do rock nacional e internacional, além de…
No sábado (03/05) o show é com a banda Atividade Paralela que promete levar um repertório regado a rock nacional…