Lá nos idos do primeiro ano desse século, a Serra ousou desenvolver sua Agenda Serra 21, que desenhou a cidade para seus vinte próximos anos, portanto, até o ano 2020. Naquele momento a intensa mobilização reuniu aproximadamente 800 cidadãos e cidadãs, representando as organizações sociais, políticas, econômicas e culturais, que, por oito meses, debateram e opinaram sobre o melhor cenário que projetava para a Serra no futuro.
Nessa experiência exitosa logrou entender os processos transformadores em cada período histórico, a formação demográfica e ocupação espacial desde o litoral até o sopé do Monte Mestre Álvaro. De igual modo a metamorfose socioeconômica troca as roças de abacaxi pelo chão de fábrica e o rural pro urbano, em não mais que duas décadas, anos 70\80.
Os desafios da cidade do futuro, revisados em 2007 e revisitados em 2012, projetam a Serra na condição de maior concentração populacional, mais ativa economia e melhor nível de emprego. Noutra face, carrega o título de maior criminalidade e sérios desafios na urbanidade da extensa periferia.
No ranking estadual do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, a Serra ocupa honrosa sétima colocação, mas no cenário nacional é a 795ª posição. Há, portanto, longa estrada; e há horizontes perceptíveis e agendados para o futuro.
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…