Especial: pandemia de coronavírus

À beira do colapso, hospital da Serra está com 98% dos leitos de UTI ocupados

Na unidade, o índice ultrapassou os 98% – apenas quatro leitos disponíveis. Foto: Divulgação

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes com a Covid-19 voltou a subir e deixa a Serra a beira do colapso. A situação mais preocupante ocorre no Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras. Na unidade, o índice ultrapassou os 98% – apenas quatro leitos disponíveis. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O hospital Jayme possui 258 leitos de UTI oferecidos à população infectada pela Covid-19. Desse total, 254 estão ocupados. Sendo assim, só podem ser atendidos mais quatro pacientes durante esta terça-feira (6).  O número total de internações é o maior registrado desde o início da pandemia de coronavírus.

Mas não é só no Jayme que a situação preocupa. O hospital Dório Silva está com 93,55% dessas unidades ocupadas. No total, são 93 disponíveis ao público, sendo que 87 já estão ocupados.

Nesses dois hospitais, o Governo do Estado oferece 351 leitos para o tratamento de pacientes com coronavírus. Ao contrário de dias anteriores, o Estado não descarta que possa haver um colapso ou superlotação de leitos hospitalares na Serra e nem em outras cidades capixabas.

Nas enfermarias do Hospital Jayme e Dório Silva para Covid-19, são 93 leitos. Desses, 64 estão ocupados. No hospital de Laranjeiras, a taxa é 86,49%. No de Morada, a taxa atinge os 57,14%.

Nesta quarta-feira (7), a Serra vai ganhar um novo hospital exclusivo para o atendimento de pacientes com Covid-19. Trata-se do Materno Infantil, em Colina de Laranjeiras, que começará a funcionar 63 leitos destinados ao tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, sendo 33 leitos destinados à enfermaria, e os outros 30 para Unidades de Terapias Intensivas (UTIs).

Atendimento a outras doenças

Já os leitos que atendem outros tipos de comorbidades no Jayme estão com capacidade ocupada em 88,56%. De enfermaria, são 106 leitos, sendo que 65 estão ocupados. Já os de UTI, são 305 leitos, sendo que 299 estão ocupados.

No Dório Silva, leitos para outras doenças estão com a ocupação em 92,64%. De enfermaria, são 128 leitos, sendo que 117 estão ocupados. Já os de UTI, são 103 leitos, sendo que 97 estão ocupados.

Coronavírus na Serra

Segundo os dados mais recentes publicados no Painel Covid-19, a Serra já registra, no total, 48.475 pessoas que foram infectadas, 915 mortes e 46.251 moradores considerados recuperados da doença. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, existem outros 38.368 moradores do município que podem estar infectados pelo coronavírus. No momento, eles aguardam o resultado dos testes já realizados.

O Espírito Santo tem, no total, 390.884 confirmações, 7.767 mortes e 360.074 curados.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Eleições 2024: Após decisão do TRE, candidatos da Serra ficam fora da propaganda na TV

Apesar dos seus mais de 200 mil eleitores e da possibilidade de segundo turno, a Serra continua fora da propaganda…

10 horas atrás

Violência no trânsito da Serra registra redução de 20% no primeiro semestre de 2024

O número de acidentes com vítimas fatais continua em queda na Serra. Mesmo a cidade figurando em primeiro lugar como…

13 horas atrás

“Lordose pra Leão” lança ‘Os Ratos São Humanos’, single de seu sexto álbum

A banda Lordose Pra Leão, ícone do punk capixaba e do país, acaba de lançar o single "Os Ratos São…

15 horas atrás

Anizio expõe a fragilidade da vida e das relações em seu 1º EP que lançado nesta terça

A fragilidade da vida e das relações amorosas serviram de inspiração para as canções de “Efêmero”, 1º EP do cantor…

15 horas atrás