Categories: Sem categoria

A carta de Ferraço

Muito menos ruidosa, mas guardando certa similaridade com outra carta, mais um expoente integrante do PMDB decidiu registrar por escrito sua insatisfação. Desta vez divulgada pelo próprio autor, teve como principal alvo as críticas ao PT como justificativa para desfiliação partidária.

Longe de causar alguma estranheza pelo seu conteúdo, afinal ninguém pode acusar o senador Ricardo Ferraço de não ser muito coerente com seu discurso, a maior surpresa foi a temporalidade da carta – logo no início de ano eleitoral, demarcando claramente um novo ciclo para 2016.

Ricardo Ferraço, assim, reforça suas críticas ao governo federal, mas também cria condições para se desvincular das articulações do PMDB nacional no ES. Vale lembrar 2010, ano em que negociações partidárias no nível nacional rifaram sua candidatura em prol de Casagrande. E o risco político para 2018, em sua provável candidatura à reeleição ou mesmo numa chapa para governador, seria uma nova articulação do PMDB que dificultasse ou – num cenário pouco provável, mas possível na política – até impedisse sua candidatura.

Outro ponto que merece destaque é a relação com Hartung. As últimas linhas da carta, se não chega a pressionar o governador, pelo menos o deixa em situação desconfortável. É importante lembrar que na campanha de 2013 a parceria política entre os dois chegou a ser rompida quando Ferraço declarou apoio a Casagrande.

Mas e a Serra, quais seriam os impactos políticos para o município? Para responder a essa questão – que é deveras complexa – ressalta-se a relação pessoal entre Vidigal e Ferraço, bem como a recente aproximação do primeiro e o atual governador.

Tags: FErraçoPMDB
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

5 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

7 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

11 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

12 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

13 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

14 horas atrás