A equação Audifax e Lamas | Portal Tempo Novo

Serra, 17 de dezembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Mestre Álvaro

por Eci Scardini

Serra, 23 de novembro de 2018 às 7:56

A equação Audifax e Lamas


Por Yuri Scardini

Após anos de uma aliança duradoura, a relação política do prefeito Audifax Barcelos (Rede) e da família Lamas chegou a uma encruzilhada. Por diversos motivos, houve um afastamento e daqui a pouco tempo, ambos terão que decidir se seguirão de mãos dadas rumo a 2020 ou se vão por caminhos opostos. Essa é uma decisão que terá profundos impactos na geopolítica local.

Humberto Ayres, Márcia Lamas e Bruno Lamas, que são os expoentes da família, sempre foram fundamentais nos governos dos últimos 30 anos e deram sustentação política aos prefeitos que por aqui passaram. Agora, eles entendem que meritoriamente chegou o momento de um de seus consanguíneos, no caso o deputado Bruno Lamas (PSB), ter a chance de disputa a Prefeitura da Serra. Este já parece ser uma decisão irrevogável.

O momento é complexo, no paradoxo da renovação conservadora no Brasil, que fez emergir figuras aparentemente descoladas da política. Bruno terá que convencer uma população de 320 mil eleitores, de que há exceção na política. Desafio superável dado à habilidade de Bruno. Mas sua votação para deputado estadual este ano, ficando abaixo do esperado, acende o sinal da necessidade por reinvenção.

Esse desafio poderá ser encurtado se ao lado de Bruno estiver o prefeito Audifax. Especialista na arte de fazer eleição, e com uma das máquinas mais poderosas do ES na mão. Mas antes, ambos terão que colocar as cartas na mesa. Existe uma história de 10 anos para ser colocada na balança. Bruno tem muita resistência na turma da cozinha de Audifax, e essa é uma barreira que terá que ser superada, caso haja espaço para composição.

Se o caminho for o inverso, aliados do deputado não descartam a hipótese mais radical de liderar um bloco suprapartidário e heterogêneo de oposição, no vácuo deixado pelo declínio político do ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT), que inclusive pode fazer parte desse grupo. Bloco esse que deverá receber apoio do governador eleito Renato Casagrande (PSB), dono de uma caneta de R$ 18 bilhões em orçamento.

Audifax é um estrategista político nato e faz tudo em seu devido tempo. Ele vai dar sinais dúbios até o momento de definir. Verdade é que a dobradinha Audifax/Bruno pode limitar os movimentos dos adversários. Já o inverso pode ser fator propulsor para outros grupos que estão com olho gordo na Serra.          




O que você acha ?

Você concorda com a saída de Cuba do Mais Médicos?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por