Categories: Sem categoria

A Fams do 1º Congresso

Por onde anda Brice Bragato? E o Prof. Loir Maurício? Neste 2016 farão 30 anos do histórico Primeiro Congresso da Fams (Federação das Associações de Moradores da Serra). Vanda Valadão, Adão Célia, Pedro Bussinger, Dr. Bezerra, João Luiz Pereira. E tantos outros protagonistas do evento que definitivamente marcou os rumos desta cidade.

Na efervescência dos anos 80, e principalmente em 1986, ano da convocação para Assembleia Nacional Constituinte, de eleição de governadores, deputados e senadores, da chegada de muitos anistiados, da legalização, fundação e/ou refundação de alguns partidos políticos (PCB, PCdoB, PSB, por exemplo); além da profusão de manifestações dos novos atores sindicais, sociais, políticos e culturais (no teatro e na música, por exemplo), acontecia aqui na Serra, o marco da luta popular.

A Federação das Associações de Moradores, fundada em 1982, realizou seu primeiro congresso em 86, num processo que mobilizou a cidade e seus principais atores, representantes dos movimentos sociais, eclesiais, sindicais e políticos. Todos estavam lá, na Associação de Moradores do Parque Laranjeiras. Também o Jornal Tempo Novo.

O histórico congresso tem muitas histórias pra contar. Inclusive de haver sido suspenso e retomado semanas depois, noutro lugar, no Centro de Vivência de Eurico Sales. Coisas pra se falar num outro dia.

Trinta anos se passaram. A Fams ainda sobrevive, resiste ao tempo. Será que ainda faz congresso? Discutem plano de lutas? Qual a pauta?

Odmar Péricles Nascimento é sociólogo e analista político

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: Após decisão do TRE, candidatos da Serra ficam fora da propaganda na TV

Apesar dos seus mais de 200 mil eleitores e da possibilidade de segundo turno, a Serra continua fora da propaganda…

6 horas atrás

Violência no trânsito da Serra registra redução de 20% no primeiro semestre de 2024

O número de acidentes com vítimas fatais continua em queda na Serra. Mesmo a cidade figurando em primeiro lugar como…

9 horas atrás

“Lordose pra Leão” lança ‘Os Ratos São Humanos’, single de seu sexto álbum

A banda Lordose Pra Leão, ícone do punk capixaba e do país, acaba de lançar o single "Os Ratos São…

11 horas atrás

Anizio expõe a fragilidade da vida e das relações em seu 1º EP que lançado nesta terça

A fragilidade da vida e das relações amorosas serviram de inspiração para as canções de “Efêmero”, 1º EP do cantor…

11 horas atrás