Categories: Divirta-se

A fina arte de Hilquias Scárdua

Cenógrafo, pintor e ilustrador, o artista mora em Jacaraípe

Um trabalho requintado. Assim é a arte de Hilquias Scárdua, morador de Jacaraípe, que nasceu em Vitória, mas está na Serra desde criança. De suas mãos saem produções cenográficas, pinturas e ilustrações que encantam pela fineza e riqueza dos traços.

O artista iniciou seu trabalho ainda na infância. “Minha relação com a arte veio ainda quando eu era criança, pelo fascínio às figuras de pano de prato, estampas de roupas infantis e desenhos animados. Isso, sem qualquer influência, eu buscava retratar as figuras e coisas que via e me ocupava tratando disso”, detalha.

Da inspiração vinda da televisão, Hilquias, hoje com 32 anos, guarda em seu currículo exposições em shoppings e galerias. Entre os destaques está uma coletiva no Museu de Arte do Espírito Santo e a cenografia feita para a obra “Carmen” para o 2º Festival de Ópera de Brasília. Outra obra que ficou conhecida é a que ilustrou o livro “Turco Pobre, Sírio Remediado e Libanês Rico” de Mintaha Alcury, que retrata a imigração sírio-libanesa no ES.

Mestre Álvaro

Hilquias quer apresentar uma nova exposição até o fim do ano. É a “Mestre Álvaro: Elementos Sutis” que reunirá doze obras do artista. “É um trabalho que surgiu pelo interesse em pintar sobre celulose, já que realizo pinturas em tempera sobre papel. A realização só se tornou possível quando veio o apoio da Fibria, algo que calhou, favorecendo a produção; mas tenho alguns entraves para resolver e a data ainda não foi confirmada”, avisa.

HIlquias também está trabalhando num projeto na área dos quadrinhos. Neste caso, deve participar inclusive, com roteiro.

Teatro

O serrano está cursando a faculdade de Artes Visuais. E faz coro aos artistas da cidade, que clamam por um espaço para expor seus trabalhos. “Precisamos de um Teatro Municipal; de Galerias de arte, de um Museu descente e operante. Acredito que a arte seja não só o exercício maior para a consciência humana é uma ferramenta para qualquer sociedade superar as suas deficiências”, conclui.

Hilquias Scardua se denomina autodidataHilquias Scardua se denomina autodidata
Hilquias Scardua se denomina autodidata
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Com 3 mortes em março, Serra registra o menor número de homicídios da história

De acordo com o delegado Rodrigo Sandi Mori, a Serra registrou o menor número de homicídios da história no mês…

2 horas atrás

Vale abre vagas de emprego com contratação imediata de todos os níveis de escolaridade

A Vale abriu vagas de emprego com contratação imediata de todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale…

2 horas atrás

PL quer substituir campainha por música nas escolas da Serra para acolher autistas

O Professor Renato Ribeiro é autor do projeto. Crédito: Arquivo Tempo Novo O vereador Professor Renato Ribeiro (PDT) protocolou na…

3 horas atrás

Comunicados – 01/04/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 01-04-2025 - 3ª ediçãoBaixar

3 horas atrás

Placas que isentam responsabilidade por furtos podem ser proibidas na Serra

Shopping Mestre Álvaro. Foto: Google Street View Tramita na Câmara da Serra o Projeto de Lei 313/2025, que proíbe a…

4 horas atrás

A primeira do país: Promotora da Serra defende tese no salão nobre do STF com orientação de Barroso

Atual presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso com a promotora da Serra, Maria Clara Mendonça Perim. Crédito: divulgação. A…

4 horas atrás