[secondary_title]

A força do esporte da cidade

- PUBLICIDADE-

Thiago Albuquerque 

Se transformarmos a cidade da Serra em uma sala de aula e se dividirmos os alunos, estarão sentados na primeira fila: a segurança pública, a saúde, a educação, a economia e a política. Tecnicamente os primeiros da fila são conhecidos como as prioridades. Só que de alguns anos para cá, um aluno que senta lá no final, e que vinha sendo esquecido, tem se destacado com excelentes resultados, ele se chama esporte. 

Com pouco apoio, pouca mídia, falta de dinheiro e estrutura, os resultados do esporte serrano em diversas áreas, com nível até mundial, são impressionantes. Muitos atletas sem locais para treinar, sem dinheiro para viajar, driblam diariamente todos os obstáculos para mostrar que podem e merecem mais reconhecimento. 

Resgatando o amor do serrano pelo futebol, no último dia 11, o estádio Robertão, que ainda carece de uma expansão, lotou.  Com o grito de “o campeão voltou” quase dois mil torcedores foram ao estádio e viram o Serra ser campeão da Série B e subir para a elite do Capixabão em 2018. 

O time que no passado esteve no cenário nacional de futebol, chegou a parar suas atividades em 2015 por dificuldades financeiras. O próximo desafio será em julho com a Copa Espírito Santo. 

Além do futebol a Serra pode se orgulhar também do handebol. O Gaha, nos últimos dois anos faturou um título e um vice-campeonato profissional estadual.  Agora, além dele, o Hand Laranjeiras entrou no circuito profissional de handebol. Tendo a Serra dois time no estadual.  

Na velocidade, foi resgatado na primeira semana de junho, o famoso Barródromo, agora reformado, passando a ser chamado de Autódromo Julita Barros. A competição que vai se estender até dezembro e promete atrair excelente público e resgatar a paixão de muitos, que tomaram como tradição as corridas no barro do antigo Barródromo. Vale ressaltar que na corrida de inauguração, registrou-se 15 mil espectadores.  

Não dá para esquecer do Kartódromo Internacional da Serra que vem recebendo várias competições de kart e motovelocidade, inclusive recebendo pilotos de fora do ES.

Talentos individuais também em alta

No campo dos atletas solos, o nome da Serra é jogado a níveis internacionais. No futebol de areia, o multicampeão e melhor goleiro do mundo e da Seleção Brasileira, Mão, foi campeão do mundo e atualmente está disputando competições europeias pelo Braga de Portugal. 

No karatê, o serrano Bruno Conde de 18 anos vem ganhando uma enxurrada de medalhas em competições estaduais, nacionais e internacionais. Só na última competição, no Campeonato Brasileiro Regional foram sete medalhas. E vale lembrar que em janeiro ele assumiu a ponta do ranking mundial na categoria Kumite Junior + 76 kg. Se continuar nesse ritmo, as chances deste jovem serrano estar nas Olimpíadas de 2020 são muito grandes.

Na modalidade que é um sucesso atualmente, o Cross Fit, a serrana Evelin Ghidetti é destaque nacional. No levantamento de peso, Marco Antônio Porto, é pentacampeão estadual, campeão brasileiro e bicampeão mundial. No Skate Dowhill, Weyder Nascimento é campeão mundial. Na seleção brasileira feminina temos Gabriela Zanotti, que atua no Jiangsu na China.   

Outros destaques são os paratletas serranos. No tiro esportivo Eloisa Fernandes da seleção Brasileira, faturou ouro na 1ª Copa do Brasil na última semana. Felipe Barbosa Ramos se destaca no paraciclismo, natação e rugby. Medalhista dos Jogos Para Pan-Americanos de 2015, e 5º lugar nas Olimpíadas do Rio de 2016, no Brasil, Renata Bazone é uma atleta de nível mundial. 

Em meio a tanta violência a Serra tem o que se orgulhar. A valorização do esporte e o apoio aos nossos atletas podem ser um dos caminhos para livrar a cidade desse estigma.

 

Três vereadores deixam partidos de Pablo Muribeca e se unem a Audifax

Faltando pouco mais de uma semana para o encerramento do prazo de filiações partidárias, o meio político da Serra está agitado com a troca...

Especializada em içamento e movimentação de cargas, Sistermi completa 45 anos de mercado

Em 1979, nasceu na Serra, uma empresa destinada a se tornar um marco no setor de içamento e movimentação de cargas: a Sistermi. Quatro...

Tardezinha distribui ovos de Páscoa e faz alegria de 180 crianças capixabas

A Tardezinha, projeto do cantor Thiaguinho, e as produtoras culturais Aquarius e Booa Produções, fizeram a alegria das 180 crianças assistidas pela Creche da...

Eliziário Rangel exibe premiado filme francês neste sábado na Serra

O Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, promove neste sábado (30) uma memorável noite de cinema francês. Será exibido o aclamado...

Rodrigo Leal e Maiksuel agitam feirinha de Colina no fim de semana

Neste fim de semana, haverá uma programação especial de feriado na Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra. Nesta sexta-feira (29) e sábado (30),...

Escolhas saudáveis para uma Páscoa deliciosa

Com a temporada de Páscoa se aproximando, muitas pessoas se preparam para desfrutar de deliciosos ovos de chocolate. No entanto, é importante equilibrar o...

Kadu Vieira grava primeiro DVD na véspera de feriado

Claudio Magno Vieira Rosa mais conhecido no meio artístico como Kadu Vieira, “O Diferenciado”, é um jovem sonhador, nascido em Resplendor, Minas Gerais, que...

Inscrições abertas para cursos gratuitos na área de alimentação na Serra

Estão abertas as inscrições para três cursos gratuitos na Serra, na área de alimentação. As aulas são oferecidas pelo Senac a partir do 1º...