A melhoria da mobilidade urbana da Serra com a obra do contorno de Jacaraípe vai impulsionar mais o desenvolvimento do município.
Projetada na época em que João Batista da Motta foi prefeito da Serra (1993/1996), conseguimos fazer o primeiro trecho com início no Terminal Urbano de Jacaraípe, construímos uma ponte sobre o rio Jacaraípe e chegamos no bairro Lagoa de Jacaraípe. A obra foi realizada com recursos do governo federal.
Lembro que Motta, eu e João Miguel Feu Rosa, então deputado federal/ES estivemos com Aécio Neves, também deputado federal/MG, membro da Comissão de Orçamento do Congresso, isso em 1994, ocasião em que conseguimos que Aécio Neves inserisse no orçamento da União a rubrica para o ano de 1995. Desse modo, pudemos captar o recurso necessário para construir o trecho da estrada.
O mandato de Motta terminou em 31.12.1996. Deixamos pronto o primeiro trecho da estrada, além do projeto executivo até Nova Almeida. Pensamos em construir essa estrada para tirar o trânsito de cargas pesadas em caminhões e outros veículos com direção para o norte da ES-010, que é, na verdade, uma avenida dentro de todo o bairro de Jacaraípe.
Assim, desafogado o trânsito dos veículos pesados, ficou a ES-010 para o tráfego de turistas e de veículos locais. Hoje, percebemos que “atiramos no que vimos e acertamos no que não vimos”, pois naquele tempo a Aracruz não tinha a importância que tomou, inserida na SUDENE, com polo industrial, uma Zona de Picessamento para Exportação – ZPE, o Grupo Imetame com estaleiro naval, este último que está construindo um terminal portuário multipropósito em Aracruz, ao lado do Porto da Aracruz Celulose, com previsão para conclusão até o final de 2025. Os dois portos atenderão carga em geral. É de se dar destaque à primeira carga de granito embarcada pela Portocel para o exterior neste ano.
Pois bem, a estrada projetada no governo João Baptista da Motta tomou uma importância enorme na logística da região do município da Serra, Fundão, Aracruz e Linhares.