Opinião do Leitor

A história do Contorno de Jacaraipe, por João Luiz Castello

A melhoria da mobilidade urbana da Serra com a obra do contorno de Jacaraípe vai impulsionar mais o desenvolvimento do município.

Projetada na época em que João Batista da Motta foi prefeito da Serra (1993/1996), conseguimos fazer o primeiro trecho com início no Terminal Urbano de Jacaraípe, construímos uma ponte sobre o rio Jacaraípe e chegamos no bairro Lagoa de Jacaraípe. A obra foi realizada com recursos do governo federal.

Lembro que Motta, eu e João Miguel Feu Rosa, então deputado federal/ES estivemos com Aécio Neves, também deputado federal/MG, membro da Comissão de Orçamento do Congresso, isso em 1994, ocasião em que conseguimos que Aécio Neves inserisse no orçamento da União a rubrica para o ano de 1995. Desse modo, pudemos captar o recurso necessário para construir o trecho da estrada.

O mandato de Motta terminou em 31.12.1996. Deixamos pronto o primeiro trecho da estrada, além do projeto executivo até Nova Almeida. Pensamos em construir essa estrada para tirar o trânsito de cargas pesadas em caminhões e outros veículos com direção para o norte da ES-010, que é, na verdade, uma avenida dentro de todo o bairro de Jacaraípe.

Assim, desafogado o trânsito dos veículos pesados, ficou a ES-010 para o tráfego de turistas e de veículos locais. Hoje, percebemos que “atiramos no que vimos e acertamos no que não vimos”, pois naquele tempo a Aracruz não tinha a importância que tomou, inserida na SUDENE, com polo industrial, uma Zona de Picessamento para Exportação – ZPE, o Grupo Imetame com estaleiro naval, este último que está construindo um terminal portuário multipropósito em Aracruz, ao lado do Porto da Aracruz Celulose, com previsão para conclusão até o final de 2025. Os dois portos atenderão carga em geral. É de se dar destaque à primeira carga de granito embarcada pela Portocel para o exterior neste ano.

Pois bem, a estrada projetada no governo João Baptista da Motta tomou uma importância enorme na logística da região do município da Serra, Fundão, Aracruz e Linhares.

João Luiz Castello Lopes Ribeiro é ex-secretário de Obras da Serra e ex-presidente da Câmara Municipal da Serra – ES.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Pela primeira vez, eleição no Planalto Serrano – Bloco A tem chapa única

Reunião que definiu os rumos da disputa comunitária no bairro. Crédito: Marlon Marques As eleições comunitárias do bairro Planalto Serrano…

2 horas atrás

Comunicado – 16/04/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 16-04-2025 - 3ª ediçãoBaixar

4 horas atrás

Grupo Prime apresenta instalações da Jaecoo & Omoda no ES

Agora, em 2025, o Grupo Prime assume as operações das marcas Jaecoo e Omoda no Estado e a nova concessionária…

5 horas atrás

Sábado é dia de pagode ao ar livre no Tchau e Bença, na Serra

A noite no Tchau e Bença, na Serra, contará com apresentações de Frazão, Andin (foto) e DJ Bruninho. Crédito: Divulgação…

6 horas atrás

Serra é a 6ª do Brasil (e 1ª do ES) que mais investe em obras, escolas, saúde e infraestrutura, aponta levantamento

Em 2024, a Serra inaugurou a maior obra já construída com recursos próprios: R$ 123 milhões investidos em uma das…

6 horas atrás

Ciclo religioso de São Benedito se encerra com a derrubada dos mastros na Serra

No sábado (19), a derruba do mastro acontece em Manguinhos e Nova Almeida; já no domingo (20), a tradição segue…

6 horas atrás