Opinião do Leitor

A história do Contorno de Jacaraipe, por João Luiz Castello

A melhoria da mobilidade urbana da Serra com a obra do contorno de Jacaraípe vai impulsionar mais o desenvolvimento do município.

Projetada na época em que João Batista da Motta foi prefeito da Serra (1993/1996), conseguimos fazer o primeiro trecho com início no Terminal Urbano de Jacaraípe, construímos uma ponte sobre o rio Jacaraípe e chegamos no bairro Lagoa de Jacaraípe. A obra foi realizada com recursos do governo federal.

Lembro que Motta, eu e João Miguel Feu Rosa, então deputado federal/ES estivemos com Aécio Neves, também deputado federal/MG, membro da Comissão de Orçamento do Congresso, isso em 1994, ocasião em que conseguimos que Aécio Neves inserisse no orçamento da União a rubrica para o ano de 1995. Desse modo, pudemos captar o recurso necessário para construir o trecho da estrada.

O mandato de Motta terminou em 31.12.1996. Deixamos pronto o primeiro trecho da estrada, além do projeto executivo até Nova Almeida. Pensamos em construir essa estrada para tirar o trânsito de cargas pesadas em caminhões e outros veículos com direção para o norte da ES-010, que é, na verdade, uma avenida dentro de todo o bairro de Jacaraípe.

Assim, desafogado o trânsito dos veículos pesados, ficou a ES-010 para o tráfego de turistas e de veículos locais. Hoje, percebemos que “atiramos no que vimos e acertamos no que não vimos”, pois naquele tempo a Aracruz não tinha a importância que tomou, inserida na SUDENE, com polo industrial, uma Zona de Picessamento para Exportação – ZPE, o Grupo Imetame com estaleiro naval, este último que está construindo um terminal portuário multipropósito em Aracruz, ao lado do Porto da Aracruz Celulose, com previsão para conclusão até o final de 2025. Os dois portos atenderão carga em geral. É de se dar destaque à primeira carga de granito embarcada pela Portocel para o exterior neste ano.

Pois bem, a estrada projetada no governo João Baptista da Motta tomou uma importância enorme na logística da região do município da Serra, Fundão, Aracruz e Linhares.

João Luiz Castello Lopes Ribeiro é ex-secretário de Obras da Serra e ex-presidente da Câmara Municipal da Serra – ES.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Morador da Serra é detido na Operação Marujada

A ação também foi realizada nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Viana/ Divulgação Sesp Um homem, que não…

16 horas atrás

Polícia Militar apreende drogas na Serra

Nesta quinta-feira (24), uma equipe de policiais militares obtiveram êxito na apreensão de grande quantidade de entorpecentes durante duas ações…

18 horas atrás

Encenação da Paixão de Cristo acontece neste sábado (26) na Serra

A fé, a arte e a tradição se encontram mais uma vez em um dos eventos mais aguardados do calendário…

18 horas atrás

Dois saguis são resgatados na Serra

Um animal foi resgatado na empresa Perfilados Rio Doce, em Civit II e o outro em uma residência em Manguinhos/…

18 horas atrás

Pix Pensão Alimentícia: projeto prevê débito automático da conta do genitor

Crédito: Reprodução/Banco de Imagens A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (23), um projeto de lei que determina o pagamento…

18 horas atrás

Prazo para solicitar isenção da taxa do Enem termina nesta sexta (25)

Exame Nacional do Ensino Médio,Enem Estudantes da 3ª série do Ensino Médio têm até esta sexta-feira (25) para solicitarem a…

18 horas atrás