Serra, 24 de Fevereiro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Amar é o Bicho

por Ana Paula Bonelli

Serra, 20 de dezembro de 2016 às 15:27

A importância da nutrição veterinária na vida de cães e gatos


A médica veterinária Patricia Ribeiro fez estágio na área de nutrição de cães e gatos em São Paulo. Foto: Arquivo TN

Você sabe o significado e importância da nutrição clínica em cães e gatos? Não fique triste se sua resposta foi uma negativa, poucos tutores sabem. Nutrólogos veterinários são médicos veterinários que estudaram em universidades que possuem essa área específica ou realizaram cursos de nutrologia veterinária. O local do país referência nesta área é a Unesp – Jabuticabal.

A nutrologia é a ciência que estuda o uso da alimentação como forma de tratamento nas doenças dos animais. O médico veterinário que realizou esse curso é capacitado para prescrição e formulação de dietas seja elas rações terapêuticas ou dietas orgânicas, cálculo da necessidade de cada macro, micro mineral e nutriente, da quantidade de cada um e da quantidade total da alimentação para que a doença do seu animal não piore ou seja curada.

A nutrologia veterinária ou nutrição clínica veterinária é uma excelente ferramenta para tratamento quando bem empregada. Muitas vezes não se possui ração terapêutica específica para a doença do seu pet, ou ele requer uma alimentação apropriada que não se encontra em apenas um tipo de ração terapêutica.

Além da prescrição da dieta para casa o nutrólogo veterinário é capaz de formular dietas enterais para administração via sonda nos animais internados ou em tratamento no domicílio do tutor, e nutrições parenterais, onde os nutrientes são administrados diretamente nas veias dos animais internados.

No mercado existem diversas empresas que fornecem essas alimentações prontas, entretanto o nutrólogo consegue fazer a formulação própria para o caso de cada animal, o que é de imensa importância para a melhoria da qualidade de vida do seu pet.

Existem formas de prescrição de uma alimentação específica para qualquer doença, desde câncer até uma cardiopatia associada a nefropatia, neuropatias, alergias, doenças virais, infecções, doenças endócrinas e diversas outras podem ser tratadas com o auxílio de um nutrólogo veterinário, o que vai promover longevidade e acelerar a cura das doenças do seu pet. 

O artigo foi escrito pela Dra. Patrícia Ribeiro de Oliveira – Médica Veterinária das clínicas Mvet Popular e Climev Laranjeiras. Ela realizou seu estágio na área de Nutrição Clínica de Cães e Gatos do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da UNESP – Jabuticabal no ano de 2011.




O que você acha ?

Você é a favor do auxílio moradia para juízes?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por