smobile
[secondary_title]

A matemática da política

- PUBLICIDADE-

As pessoas podem pensar que por ter acabado uma eleição há pouco e a outra ainda estar longe não se fala no assunto. Ledo engano! A eleição municipal de 2016 já é pensada e mastigada em todas as searas políticas, inclusive no Palácio Anchieta. E a de 2018 (governador e senador) também já é ventilada de forma muito sutil em vários cantos por aí afora.

O grande desafio político do governador Paulo Hartung é conciliar os interesses eleitorais de partidos e líderes políticos que são seus aliados nesse momento. Há muitos interesses e poucas oportunidades, principalmente se pensar que no Espírito Santo inteiro, há somente 11 prefeituras com potencial grande e médio, para as quais se voltam os olhos partidários.

Essas prefeituras são: Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Viana, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Colatina, Linhares, São Mateus e Aracruz. Das outras 67 prefeituras, se um partido tiver condições de ganhar é bom, mas essas 11 são as que realmente dão visibilidade e importância política e partidária.

As informações que vêm do Palácio Anchieta, por exemplo, são de que o governador Paulo Hartung (PMDB) pinça cada palavra que fala, pensa minuciosamente cada opinião e encaminha as mesmas nas direções desejadas.

O tratamento que ele dispensa ao ex-prefeito da Serra e deputado federal eleito, Sérgio Vidigal (PDT), é o mais carinhoso possível, chama-o de ‘governador’, em uma alusão de que Vidigal possa vir a ser o futuro governador e mais, chega ao ponto dele mesmo abrir a porta de seu gabinete para Vidigal entrar. Contudo, segundo as fontes palacianas, Vidigal se mantém rigorosamente na sua condição de deputado federal.

Com relação à Serra, segundo a fonte, os poucos sinais que o governador emite, são de que ele pode evitar um embate entre Audifax (PSB) e Vidigal e deve dissuadir o PT a não entrar nessa briga, deixando os dois fazerem o acordo que tiverem que fazer, para que tudo ocorra bem em 2018.

Fórmulas diferentes em contextos distintos

Em Linhares, por exemplo, essa mesma fonte deu a entender que por ser Guerino Zanon, do PMDB, seu partido e Nizinho Correa ou Luiz Durão, do PDT de Vidigal, o governador poderá cruzar os braços e deixar a eleição seguir o curso normal. Em Cariacica, o que tem sido observado, é o governador tentando convencer o deputado federal eleito, Helder Salomão (PT) a não disputar a eleição, deixando o caminho livre para a reeleição de Juninho (PPS), que deverá mudar de partido.

Segundo a fonte, o governador tenta convencer Helder que ele é o sucessor natural de João Coser no PT. É a pessoa mais encorpada para se tornar o líder da sigla no Estado e ser inclusive o próximo candidato ao Governo pelo partido.

Em Vila Velha o interlocutor disse que ainda não percebeu o pensamento do governador Paulo Hartung. Mas garantiu que não há planos para o também deputado federal eleito Max Filho (PSDB).

Nem em Vitória a fonte captou sinais do que pensa o governador Hartung; entretanto tem observado no secretário de Desenvolvimento Urbano, João Coser (PT) o desejo de voltar a disputar a eleição da Capital.

Lances caseiros

Vandinho Leite (PSB) tem aproveitado o pouco tempo que lhe resta como deputado estadual com incursões visando a sua filiação no PSDB. A tentativa tem esbarrado na desconfiança de caciques tucanos. Vandinho já esteve no grupo de Hartung; pulou para Casagrande e agora quer retornar. Esse vai e vem não inspira confiança, daí as resistências.

Foi detectado também um movimento em favor da filiação do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Silas Maza, ao PMDB. Ocorreu uma conversa envolvendo o próprio Silas, o procurador geral da Serra, Vitor Silvares e o vereador Luiz Carlos Moreira, que é o presidente do Diretório Municipal do partido. A conversa está em compasso de espera.

Serra é líder de investimentos em obras, escolas, saúde e infraestrutura no ES

A Serra lidera o ranking de taxa de investimentos em obras, escolas, saúde e infraestrutura no Espírito Santo e ocupa a sexta posição do...

Comunicado – 22/04/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 22-04-2025 - 2ª ediçãoBaixar

Flávio Venturini e Coral Jovem Vale Música revivem canções do Clube da Esquina na Festa da Penha

A Festa da Penha 2025 vai contar com um encontro musical inédito na noite de domingo, 27 de abril: o Coral Jovem Vale Música,...

Câmara da Serra realiza Feirão de Negociação de Dívidas nesta quarta e quinta

Nesta quarta (23) e quinta (24), a Câmara Municipal da Serra promove o Feirão de Negociação de Dívidas, uma iniciativa coordenada pelo Procon da...

Blacksete traz sucessos do ABBA para a Serra em show especial

A Serra será palco de uma verdadeira viagem musical no próximo dia 10 de maio, a partir das 20h, com o espetáculo "Mamma Mia...

Projeto doa 150 ovos de Páscoa para crianças de Vista da Serra I

Mais de 150 ovos de Páscoa foram doados a crianças carentes do bairro Vista da Serra I, na última quinta-feira (17). A ação foi...

LDO 2026 prevê R$ 3,4 bilhões para a Serra — em 10 anos, arrecadação cresce incríveis 230%

Pelo menos na perspectiva do Orçamento Público, não pairam dúvidas sobre o ciclo exitoso que a Serra vive nos últimos anos. Em um intervalo...

Fortlev abre vagas de emprego de nível médio com contratação imediata na Serra

A Fortlev, uma das maiores indústrias do Espírito Santo, está com mais de 40 vagas de emprego abertas para atuação imediata na unidade localizada...

Véspera de feriado na Serra terá show de Klessinha, a rainha da seresta

Neste domingo (27), véspera do feriado de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, a cantora Klessinha, conhecida como rainha da seresta, se...
...