smobile
[secondary_title]

A ordem é jogar para a galera

- PUBLICIDADE-

Já está no tabuleiro a eleição municipal e a ordem é atirar no prefeito Audifax Barcelos (PSB) para enfraquecê-lo, apostando no caos e no quanto pior melhor como tática.

Os episódios que marcaram a tramitação do projeto de lei do reajuste salarial na Câmara de Vereadores deixou bem claro isso.

Na Câmara está clara a formação de quatro grupos: um que defende o prefeito; outro que trabalha em prol do deputado federal Sérgio Vidigal; um do PT e outro que não tem posição fechada quanto à candidatura majoritária e o seu comportamento depende da matéria, do momento, da pressão da galeria e de outros fatores como, por exemplo, terem os seus pedidos atendidos pelo executivo.

Situação curiosa e que chama a atenção é a da presidente Neidia Pimentel (sem partido). Ela dava a entender que tinha baixado a guarda e feito reaproximação junto a Audifax, mas parece haver uma orientação externa de não deixar o prefeito se estabilizar politicamente, mantendo a corda esticada até segunda ordem.

Uma outra situação ocorrida, confirmada por uma fonte do PT, é a de que na quarta-feira (03) o deputado federal Givaldo Vieira chegou de Brasília e teria orientado a bancada petista a votar contra a proposta de reajuste salarial, embolando o cenário ainda mais.

Sem acento na Câmara, mas fazendo muito barulho e criando dificuldades em nome da defesa dos interesses dos servidores, está o presidente do Sindicato dos Servidores, Osvaldino Luiz Marinho, que está com o canal de diálogo fechado junto à Prefeitura e começa a entrar no campo de críticas pessoais ao prefeito.

Na queda de braço que se tornou o reajuste salarial, todos foram tirando uma casquinha e quem perdeu foram só os servidores, que sequer verão os 2% do reajuste parcelado que já cairia na conta este mês.

Com o caos estabelecido e a galeria cheia, a ordem é jogar para a galera, aparecer bem na fita e tentar tirar o maior dividendo político possível. O reajuste salarial dos servidores virou peça política nas mãos de grupos políticos.

Do céu ao inferno em dois mandatos

Caso o prefeito Audifax tivesse aparecido com números favoráveis na pesquisa de avaliação de gestão e na de intenções de votos, feitas por A Futura e divulgadas por A Gazeta, como ele e o seu antecessor, Sérgio Vidigal (PDT) estavam habituados a aparecerem, nessa altura do campeonato a oposição a ele seria mínima e assim navegaria em mar de almirante.

Mas a realidade hoje é outra. Dos sete municípios e prefeitos pesquisados: Serra, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares, justamente Serra e Vitória foram as duas em melhores avaliações (ou menos piores); as outras cinco figuraram em situação caótica.

No popular, pode-se dizer que Audifax conheceu o céu e agora está descendo ao inferno. O céu foi sua primeira gestão, de 2005 a 2008, no auge da euforia econômica do país. O inferno, agora nessa gestão, no fundo do poço da economia tupiniquim.

Faltando pouco mais de um ano para as eleições e três meses para as definições de domicílio eleitoral e filiação partidária, é natural que as forças políticas se assanhem. Se a situação econômica permitisse um melhor desempenho, estavam quase todas abanando o rabo para o lado do prefeito, com as legendas e lideranças procurando abrigo debaixo das asas do poder.

No cenário atual os posicionamentos se invertem: as forças políticas vêm pra rua e colocam a cara para fora. Até o moribundo PT, que em época de vacas gordas não se atrevia a ter candidato próprio na Serra, desta vez se posiciona com dois ou até três pré-candidatos.

Como a política é paradoxal. No pior momento da economia, quando o município mais precisa de suas lideranças unidas e quando o povo mais espera ver suas lideranças lutando juntas em prol do bem comum, acontece justamente o contrário.  Elas se dividem em prol do interesse próprio e do interesse partidário.

E assim sendo, é se preparar para a guerra.

 

Detran divulga lista de aprovados na 1ª fase do CNH Social 2025; veja como acessar

O Detran divulga nesta terça-feira (6) a lista com os aprovados na primeira fase do CNH Social 2025, programa que oferece a Carteira Nacional...

Comunicado – 05/05/2025

publicidade legal - 05-05-2025Baixar

Programa abre inscrição para mais de 250 vagas e auxílio de até R$ 4 mil para atletas

Estão abertas, até o dia 2 de junho, as inscrições para o programa Bolsa Atleta 2024, que irá contemplar 251 atletas e paratletas de...

Vídeo: homem “deu tchau” para crianças enquanto se masturbava em condomínio na Serra

https://www.youtube.com/watch?v=O9byaiaHwNc Um vídeo gravado por moradores de um condomínio no bairro Porto Canoa, na Serra, flagrou um homem se masturbando na janela de seu apartamento...

Acidente fatal: morador da Serra perde controle do carro e morre ao bater em poste

Um homem de 47 anos, identificado como Rodrigo Pereira Carbas, morreu em um grave acidente ocorrido na madrugada deste domingo (4), na rodovia ES-010,...

Teatro cego chega à Grande Vitória com peça no escuro

Imagina ir a uma peça de teatro e não enxergar nada. Pois essa é a proposta do Teatrinho cego, que desembarca em Viana, entre...

Bebendo veneno? Nutricionista alerta que energéticos podem até matar

Nos últimos anos, o consumo de bebidas energéticas se popularizou, especialmente entre jovens, estudantes e profissionais em busca de mais disposição para encarar uma...

Leilão da Caixa oferta imóveis a partir de R$ 46 mil no ES; veja como participar

A Caixa Econômica Federal vai promover nos dias 14, 21 e 29 de maio e 5 de junho uma série de leilões com mais...

Meridional promove curso gratuito para gestantes na Serra

O Hospital Meridional Serra realiza nesta terça-feira (6) um curso gratuito para gestantes, com inscrições abertas para quem deseja se preparar melhor para a...
...