Filiados e militantes do PSB se reuniram em Vitória na última segunda-feira para ouvir esclarecimentos dos dirigentes partidários sobre os principais questionamentos dos socialistas, como o posicionamento político diante do governo Hartung (PMDB), e a iminente debandada de alguns filiados, que reclamam da dificuldade de diálogo entre a militância e a cúpula da agremiação. Alguns quadros do partido desaprovam o confronto direto com o governador PH, pois temem represálias.
Esse cara sou eu
Presidente estadual do PSB, Luiz Carlos Ciciliotti explica que o diálogo com as bases do partido deve começar nas sedes municipais. “Algumas executivas estavam com problemas na sua direção, mas tudo foi organizado. Cabe às direções municipais puxar reuniões com seus filiados, com planejamento e estratégia”, observa. Quanto à sugestão de militantes para que o Renato Casagrande assuma a presidência, Ciciliotti disse que o ex-governador é liderança incontestável, mas já tem compromissos com a Fundação João Mangabeira. “Quero deixar claro que o presidente sou eu”, conclui.
Desinformação oficial
Embora seus representantes já tenham anunciado que a escola de samba de Serra Dourada, Rosas de Ouro, não desfilará neste Carnaval, a agremiação aparece em nota divulgada no Diário Oficial do Estado entre as que se apresentam no Sambão do Povo no próximo dia cinco de fevereiro. Na publicação está escrito que a Rosas de Ouro “dará o pontapé inicial para o Carnaval de Vitória”, seguida de Chega Mais, Andaraí e Chegou o que Faltava, representantes de Vitória.
Sem troca – troca
O calendário para quem pretende disputar as eleições em 2015 prevê a filiação partidária até o dia cinco de outubro. As eleições estão marcadas para o dia dois de outubro de 2016. Mandatários que quiserem disputar não estão autorizados a trocar de partido, pois podem ser alvos de ações por infidelidade partidária por parte da legenda pela qual foram eleitos ou até mesmo pelo Ministério Público Eleitoral.
Clube de Luluzinha
O Conselho Municipal de Mulheres da Serra (Commus) se reúne na próxima quinta-feira (5), na Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher (Seppom) a fim de deliberar sobre questões pertinentes à mulher serrana.
Tentando domar o pó preto
Por meio da 12ª Promotoria de Justiça Cível de Vitória, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) requisitou ao Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) que encaminhe, no prazo de dez dias, informações acerca da viabilidade da implantação da tecnologia conhecida como “Domus” nos parques industriais das empresas Vale e ArcellorMittal. Essa tecnologia é utilizada em países como os Estados Unidos e Coréia do Sul para bloquear a emissão de partículas no ar, o chamado “pó preto”. O órgão também instaurou um inquérito civil para acompanhar o cumprimento integral do Decreto nº 3463-R, de 16 de dezembro de 2013. O decreto estabelece novos padrões de qualidade do ar.