Nesta segunda-feira (7), a Serra entra numa nova fase do Mapa de Risco do coronavírus no Espírito Santo. A cidade, que antes era classificada como moderada caiu para o risco baixo. Na prática, todo o comércio dentro do município – incluindo shoppings, bares, restaurantes e lanchonetes – estão liberados para funcionar sem nenhum limite de horário ou proibição, como ocorria antes. No entanto, os comerciantes precisam seguir regras para evitar a proliferação do vírus.
O anúncio já havia sido feito pelo governador Renato Casagrande (PSB) durante uma coletiva de imprensa e noticiado pelo TEMPO NOVO. As novas regras do Mapa de Risco entram em vigor hoje e serão válidas durante as próximas semanas. Na Serra, até o último domingo (6), bares e lanchonetes estavam proibidos de atender o público presencialmente e os shoppings não podiam abrir aos domingos e também tinham um limite de horário estabelecido.
Agora, os próprios estabelecimentos podem decidir como irão funcionar, mas Casagrande pediu cautela e afirmou que “risco baixo não significa nenhum risco”. Segundo o governador, caso a população não tome os devidos cuidados, como o simples uso de máscara, o município pode voltar a retroceder e limitações serão impostas mais uma vez.
Opinião do Tempo Novo: População precisa ter empatia e entender que a pandemia não acabou
“Se não tivermos cuidados podemos retroceder, então pedimos muito cuidado para as pessoas, como sempre manter o distanciamento social. Estamos conseguindo reduzir óbitos, sempre avançando. Nós podemos zerar os óbitos sem ter uma vacina, mas para isso precisamos manter todos os cuidados necessários”, afirmou Casagrande durante uma coletiva de imprensa realizada no fim da tarde da última sexta-feira (4).
Dentre as obrigatoriedades exigidas pelo Estado, estão: distanciamento social dentro dos comércios, utilização de álcool em gel, uso obrigatório de máscaras, limite de pessoas respeitando a capacidade média da unidade, entre outras coisas. De acordo com o governo, a Prefeitura da Serra que deve fiscalizar e atuar para acompanhar se as medidas estão sendo respeitadas.
Sendo a terceira cidade com mais casos confirmados de coronavírus no Espírito Santo e a líder em óbitos no estado, a Serra já registra 13.991 moradores infectados e possui 474 mortes causadas pela Covid-19. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e são válidos até às 17 horas desta segunda-feira (7). O número de curados chegou aos 13.069.
O curso tem duração de um ano. Foto: Divulgação Por meio da Secretaria da Educação (Sedu), o Governo do Estado…
Imagem: BRENDAN SMIALOWSKI/AFP Ainda há muitas incertezas sobre os possíveis impactos do tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald…
Caça aos ovos, teatro infantil, oficinas e encontro com o Coelhinho são algumas das atividades preparadas pelos shoppings da Serra…
O Instituto de Previdência da Serra recebeu o prêmio nacional inovação durante o 3º Congresso Nacional de Conselheiros Previdenciários e…
O Governo Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.714. Crédito: Divulgação O…
Os cursos de música na Serra têm carga horária de 60h ou 120h, e são voltados para pessoas a partir…