No mundo em que as informações mais relevantes, tanto de uma pessoa quanto de uma organização, estão armazenadas em computadores e outras mídias digitais, é preciso redobrar os cuidados com a segurança e a proteção de seus dados.
Os riscos, as armadilhas e as vulnerabilidades estão por toda parte. Torna-se cada vez mais comum a ocorrência do vazamento de informações sigilosas ser alvo de pessoas mal intencionadas ou piratas virtuais, os quais utilizam dos mais sofisticados aos mais simples métodos de espionagem para tal atividade.
Exemplo disso foi o fato de que detalhes do programa da Agência de Segurança Americana (NSA) foram extraídos por Edward Snowden usando um simples pen drive.
As notícias estão cheias de exemplos de roubo de dados e espionagem cibernética. Com ataques virtuais avançados, roubos de dados por funcionários usando dispositivos de armazenamento portáteis e casos de perdas involuntárias de informações.
São milhares as pessoas que têm dados sigilosos divulgados pelo fato de terem perdido um pendrive, um HD externo ou um aparelho celular.
As pessoas estão armazenando seus dados importantes em mídias digitais e não estão tomando as devidas precauções em caso de perda ou invasão desses dispositivos. E o pior, aquelas que têm noção dos riscos, não sabem como manter seus dados seguros e protegidos.
A melhor saída é fazer backups e usar criptografia.
O backup serve para reaver suas informações em caso de pane ou outro tipo de perda, e a criptografia deve impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso às suas informações. Se você ainda não usa, já está passando da hora. Mas se você é daqueles que pensa que segurança é caro, experimente perder seus dados mais preciosos para mudar rapidamente esse raciocínio. E nunca é demais lembrar que telhado se conserta com o tempo bom.
Um bom final de semana a todos!