Categories: Sem categoria

A Serra e o voto distrital

Uma discussão de muita evidência na atual cena política é sobre o sistema de representação eleitoral. Uma das propostas em debate é a adoção do voto distrital, que de um modo bastante superficial seria a divisão do território (país, estado ou município) em frações baseadas no número de eleitores. Nesse sistema ganharia a eleição aquele candidato que obtivesse o maior número absoluto de votos no distrito. Simples assim!

Com o sistema distrital haveria a extinção das coligações formais para as chapas proporcionais, uma vez que não seria utilizado mais o coeficiente eleitoral. As negociações políticas, levando em consideração a geopolítica, passariam a ter outra conotação.

Provavelmente possibilitaria maior proximidade entre candidato e seu eleitorado, já que cada distrito eleitoral teria sua pauta de demandas específicas.

Destaca-se, porém, a possibilidade de concentração partidária – e talvez esse seja o ponto mais delicado em relação ao atual sistema proporcional. Aliás, num cenário hipotético pouco provável, um mesmo partido poderia ganhar em todos os distritos em um município ou estado, o que é impossível no atual sistema.

Especificamente para a Serra, haveria ainda um inconveniente se pensarmos no plano federal. Na formação dos distritos, levando em consideração os números do último pleito para o Espírito Santo, a Serra seria um distrito eleitoral. Isso eliminaria por completo a possibilidade de eleição de mais de um Deputado Federal residente no município – como vem acontecendo nas últimas eleições. Assim, de um modo geral os municípios da Grande Vitória perderiam representatividade.

Já para a concorrência na Assembleia Legislativa, segundo os números de 2012, a Serra seria dividida em 3 distritos, cada qual com cerca de 86 mil eleitores. E para a concorrência da Câmara de Vereadores teríamos o mesmo número de distritos para cada vaga, ou seja 23, sendo que cada distrito representaria cerca de 12 mil eleitores.

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Moradora da Serra tem 90% do corpo queimado  durante incêndio em apartamento

Crédito: Divulgação Na noite de terça-feira (17), uma mulher de 44 anos sofreu queimaduras em 90% do corpo após um…

18 horas atrás

Policiais perdem o controle e viatura invade casa na Serra

A ocorrência gerou preocupação, mas felizmente não houve vítimas fatais. Crédito: Divulgação Na noite dessa sexta-feira (17), uma viatura da…

19 horas atrás

Homem é preso com mais de mil pinos de cocaína na Serra

O indivíduo deverá responder pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo/ Divulgação PMES Nesta…

21 horas atrás

Verão na Serra: confira programações gratuitas neste sábado (18)

O verão está a todo vapor na Serra, e a cidade continua com uma programação especial para garantir a diversão…

23 horas atrás

Verão: dicas essenciais sobre o uso de protetor solar

O cuidado com a pele começa no verão e deve durar o ano todo/ Foto: Banco de Imagens Freepik O…

23 horas atrás

Espírito Santo bate recorde no número de transplantes em 2024

De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…

2 dias atrás