A Serra precisa ficar “distante de aventureiros que oferecem soluções fáceis para problemas complexos”, diz diretor-geral do IJSN

Pablo Lira e Vidigal assinam parceria entre Prefeitura da Serra e IJSN para auxiliar no planejamento estratégico. Crédito: Edson Reis.

Na manhã desta terça-feira (07), o prefeito Sergio Vidigal deu início ao planejamento estratégico para o período de 2024-2044. O objetivo é realizar um estudo abrangente, baseado em diagnósticos sustentados por dados e informações, para então projetar soluções e alternativas de acordo com cenários estimados. Esta não é a primeira vez; na verdade, o primeiro planejamento estratégico da história da Serra foi realizado por Vidigal em seu primeiro mandato (1997 – 2000), sendo atualizado e reformulado nos mandatos subsequentes, o que originou muitos projetos e investimentos que hoje estão consolidados.

O evento ocorreu no auditório do Hotel Serra Grande e reuniu diversos segmentos da sociedade civil organizada, além de representantes dos setores públicos e privados. A empresa de consultoria Macroplan, reconhecida nacionalmente e com diversos trabalhos realizados no Espírito Santo, será tecnicamente responsável pelo planejamento estratégico. Além disso, o estudo contará com o apoio do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), principal subsidiário de conhecimento para promover políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo.

Durante o evento, além de Vidigal, Pablo Silva Lira, Diretor-Geral do IJSN, tomou o microfone para enfatizar a importância de um estudo que norteará as ações do poder público municipal pelos próximos 20 anos. “A Serra está realizando o maior conjunto de entregas para a população; aliadas aos investimentos do Estado e do Governo Federal. São obras são fruto de planejamento antecipado, como o Contorno do Mestre Álvaro e o de Jacaraípe; o Binário da Norte Sul; a Rotatória do Ó, a Abido Saad, entre outros. E não são apenas ações conjuntas do poder público com o poder público, mas também integradas ao setor produtivo, que é ativo na Serra”, disse Pablo.

Ele ainda alertou sobre a complexidade que envolve gerenciar uma cidade com as características socioeconômicas da Serra, aliada à dificuldade de organizar uma máquina pública tão demandada pela população. “A Serra precisa tomar cuidado para não perder esse equilíbrio e esse planejamento. Por isso, é importante se manter distante de aventureiros que oferecem soluções fáceis para problemas complexos”, alertou Pablo Lira, recebendo fortes aplausos do público presente.

Pablo Lira elogiou a Serra, que está administrativamente “alinhada com o Governo Estadual e o Governo Federal”, o que permite à Prefeitura ter maior capacidade de investimento público em obras e ações. O Diretor-Geral do IJSN também destacou esforços em conjunto com o governador Renato Casagrande para realizar entregas à população e melhorar a qualidade de vida dos serranos.

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Carro capota e pega fogo após motorista avançar sinal em cruzamento na Serra

Carro pegou fogo na avenida da Serra. Crédito: Divulgação Um carro capotou e pegou fogo após o motorista avançar o…

15 horas atrás

Rede estadual: estudantes devem entregar documentos para comprovação de matrícula até sexta (17)

Foto: Divulgação/Sedu-ES Os estudantes que participaram da etapa de pré-matrícula da Chamada Pública Escolar 2025 devem ficar atentos aos prazos…

15 horas atrás

Estado abre concurso público de nível médio para secretário escolar com salário de R$ 2.661

O Estado, através da Secretaria de Educação, abriu concurso público de nível médio para secretário escolar e o salário ofertado…

16 horas atrás

Governo Federal recua e desiste de fiscalizar PIX

O Governo Federal recuou e desistiu de nova fiscalização dos pagamentos feitos por PIX. Crédito: Divulgação O secretário da Receita…

16 horas atrás

Polícia desarticula esquema de adulteração de veículos na Serra

Motocicleta apreendida durante a operação. Foto: Divulgação Com o objetivo de desarticular um esquema de adulteração de veículos automotores na…

16 horas atrás

Quantas doenças podem estar por trás de uma simples coceira em um gato?

Uma simples coceira num gato da raça Sphynx pode significar uma dermatite tipo urticária pigmentosa. Crédito: Freepik Muitas doenças podem causar…

16 horas atrás