smobile
[secondary_title]

A Síndrome de Estocolmo causada pelo coronavírus (Covid-19)

- PUBLICIDADE-

No dia 23 de agosto de 1973 na Cidade de Estocolmo na Suécia, se iniciava um roubo a banco que duraria seis dias e que entraria para a história como o evento que tornaria famosa a condição psicológica conhecida na criminologia forense como Síndrome de Estocolmo (Stockholmssyndromet em sueco), nome normalmente dado a um estado psicológico particular em que uma pessoa, submetida há um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia e até mesmo amor ou amizade pelo seu agressor.

Mutatis mutantis (mudando o que tem de ser mudado) com o passar do tempo e com as sucessivas investidas de prefeitos e governadores contra o estado democrático de direito através de inúmeros decretos ilegais e do uso das forças de segurança para constranger e ameaçar os cidadãos pacíficos e ordeiros emergiu no seio de parte da sociedade uma identificação afetiva entre opressores e oprimidos.

Por incrível que possa parecer, parte da população desenvolveu com os responsáveis pelas políticas públicas que vem causando o aumento da pobreza e da miséria, uma condição psicológica de submissão e confiança patológicas, passando a acreditar que de fato, os prefeitos e governadores, são seus salvadores, ao invés de seus algozes.

Em artigos anteriores, Liberdade em tempos de Covid-19 e Governadores e prefeitos podem decretar Lockdown? (autoritarismo e medo contra a liberdade), já havia sido sinalizado como os direitos e garantias individuais esculpidos na Constituição Federal estavam sendo progressiva e rapidamente suprimidos sob o manto do cuidado e da prevenção ao combate do Coronavirus (Covid-19).

Anteriormente foram feitas criticas a prefeitos e governadores de outros estados que estavam utilizando suas forças de segurança como verdadeiras polícias políticas ao modelo das Waffen-SS e Stasi, tendo sido elogiada até então, a prudência dos prefeitos e do governador do Estado do Espírito Santo, ao não adotarem as mesmas práticas.

No dia 10 de Junho de 2020, entretanto, a coisa mudou, por coincidência ou não, foi noticiado que servidores municipais da Serra receberam ofícios e telefonemas sobre um possível lockdown no município da Serra, ao mesmo tempo, o Governador noticia a possibilidade iminente de decretação de lockdown em todo o estado por razão da quase “esgotada” capacidade de internação dos afetados pela Covid-19.

Deixando de lado as inúmeras críticas possíveis sobre o porquê o Espírito Santo apresenta índices tão piores que o estado de Minas Gerais que é maior e mais populoso, e que não adotou uma quarentena tão restrita como a do Espírito Santo, surge à questão de porque as pessoas aceitam e defendem abrir mão de seus direitos constitucionais mais caros, dando razão aos seus opressores.

Os políticos mais experientes, leitores e estudiosos de obras políticas como O Príncipe de Maquiavel, e A Arte da Guerra de Sun Tzu, jogam com os sentimentos da população, ora as amedrontando, ora as premiando, semelhante à fábula do bode na sala, tornam uma situação ruim bem pior, para depois voltar ao estado ruim, fazendo parecer que as coisas melhoraram.

O cidadão então pensa que tem um salvador ao invés de um agressor, aceitando como solução qualquer absurdo que lhe é apresentado, como no caso, a supressão do direito de locomoção, a liberdade de ir e vir, elemento basilar de uma democracia.

Não existe mais dúvida que a normalidade jurídica já não mais existe, desde quando o STF autorizou que cada município e estado aja por si, governando por decretos cada vez mais inconstitucionais e abusivos.

Toque de recolher, fiscalização através de número de CPF, passaporte para transitar de um ponto a outro, interferência no trabalho, prisões arbitrárias, criminalização da opinião divergente; só falta execução sumária para completar o pacote da ditadura à brasileira.
Oremos para que essas odiosas práticas já adotadas em outros estados não passem de bravata do Senhor Governador Casagrande e do Senhor prefeito Audifax.

Comunicados – 05/02/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 05-02-2025 - 2ª ediçãoBaixar

Extrabom de Jacaraípe lança ação de verão em parceria com Elma Chips e Amstel

O supermercado Extrabom iniciou uma nova ação voltada para o público que frequenta a orla de Jacaraípe durante o verão. Em parceria com as...

Serra anuncia uniformes e kits de material escolar para todos os 65 mil alunos

O ano letivo de 2025 começou nesta quarta-feira (5) para os estudantes da rede municipal da Serra, e a prefeitura anunciou que todos os...

Comunicados – 05/02/2025

publicidade legal - 05-02-2025Baixar

Motociclista escapa por pouco da morte ao ser atropelado por carreta na Serra

Um motociclista escapou por pouco de um acidente grave ao ser atropelado por uma carreta na BR-101, na altura de Carapina, na Serra. O...

Jovem é detido suspeito de agredir e estuprar ex-namorada de 16 anos na Serra

Na noite de segunda-feira (03), um adolescente de 17 anos foi detido pela Polícia Militar após suspeita de agressão e estupro contra a ex-namorada,...

Três Marias: trilha e pôr do sol a 600 metros de altitude na Serra neste sábado (8)

Se você gosta de natureza e aventura, neste sábado (8) acontece uma subida especial para assistir ao belíssimo pôr do sol do alto dos...

Outback abre vagas de emprego para sua nova loja na Serra

A rede de restaurantes Outback Steakhouse está ampliando sua atuação no Espírito Santo e, para isso, abriu 77 vagas de emprego em sua nova...

‘Nova oposição’ na Serra ameaça espaço ocupado por Pablo Muribeca

Embora tenha perdido a eleição para prefeito em 2024, Pablo Muribeca (Republicanos) teve um desempenho relativamente bom, chegando ao segundo turno e conquistando pouco...
...