Clarice Poltronieri
Os meses de junho, julho e agosto são marcados pela tradição das festas juninas, julinas e agostinas que contagiam os bairros e as ruas da Serra. E mesmo com a violência que assombra os moradores, alguns lugares ainda mantém a prática de realizar o ‘pular fogueira’ aberto à comunidade. Em Nova Almeida, as festas de rua fortalecem as relações e a tradição permanece.
O Arraiá da Rua do Limão, um dos mais antigos da região, será no dia 6 de agosto, a partir das 19h, na rua do Limão, em Nova Almeida.
“Desde criança eu dançava quadrilha nessa festa, mas pararam de fazer. Então, há sete anos decidi retomar a tradição. Temos quadrilha, fogueira, música ao vivo e barraquinhas de comidas típicas”, conta Lucimara Rodrigues da Silva, organizadora.
Outra do bairro que virou tradição é o Arraiá da Orla, organizado pelo comerciante Jackson Gomes. A 5ª edição será neste sábado (2), a partir das 19h na praça da Orla, ao lado da ponte que liga Nova Almeida a Praia Grande.
Na festa, quentão, comidas típicas, fogueira e até pau-de-sebo fazem a alegria da galera.
“Para este ano teremos show de forró, barraquinhas com comidas típicas, pau de sebo com premiação em dinheiro, fogueira e cerca de três quadrilhas”, relata.
Já no bairro Praiamar, a tradição segue por seis anos. Quem começou foi Dório Luiz Rosa, o Dório Som, produtor musical que adora promover festas.
“Meu parceiro sempre foi o Junior Zion, da banda HC Roots. Teremos fogueira, duas quadrilhas, bingo, barraquinhas de comidas típicas, pula-pula, palco livre para novos talentos, shows de forró, pagode e muita alegria”, conta.
A festa será na avenida Belo Horizonte, no dia 9 de julho, das 14h à meia-noite. Shows com Dalzi Sales Rosa e Junior Zion e banda Pura Sedução.