Brasil

A última chuva de meteoros do ano tem pico esta noite; como ver

chuva de meteoroschuva de meteoros
A última chuva de meteoros de 2022 ocorre entre esta terça e quarta-feira. Crédito: Divulgação
MARCELLA DUARTE

A última chuva de meteoros de 2022, e uma das mais aguardadas, atinge seu pico nesta semana: a Geminídeas. As noites desta terça (13) e quarta-feira (14) são as melhores oportunidades para ver suas belas “estrelas cadentes”, que costumam ser bem brilhantes e até coloridas.

Todos os anos, a Geminídeas fica ativa entre 4 a 17 de dezembro. Nos dias de atividade máxima, podem ser vistos até 120 meteoros por hora no hemisfério Norte -no Brasil, esperam-se cerca de 20.

Diferentemente da grande maioria das chuvas, gerada por resquícios da passagem de cometas, ela é formada por detritos do asteroide 3200 Faetonte.

Por serem mais densas que o “normal”, as pequenas rochas espaciais viajam lentamente ao entrar em nossa atmosfera, gerando rastros duradouros e até bolas de fogo esverdeadas.

Como observar?

Como toda chuva de meteoros, não é preciso qualquer instrumento especial -a Geminídeas é visível a olho nu, de qualquer ponto do país. Basta saber para onde olhar e esperar (e torcer para o tempo não ficar nublado).

Seu radiante (ponto onde os meteoros aparentam convergir), como o nome sugere, é a constelação de Gêmeos. Ela nasce por volta das 22h, a leste (mesma direção onde nasce o Sol) e se põe ao amanhecer, a oeste.

Por toda a madrugada será possível observar a chuva. O melhor momento, provavelmente, é após 1h, quando o radiante estará mais alto no céu.

Encontre a constelação no céu e fique olhando para esta região – não é preciso fixar o olhar exatamente nela; os meteoros surgem de diversos pontos ao redor.

Um site ou app de astronomia (como Skywalk, Starchart, Sky Safari ou Stellarium) pode apontar a posição de Gêmeos no momento da observação.

O ideal é sentar em uma cadeira confortável, de preferência reclinável, em um local mais alto e com pouca poluição luminosa. Tenha calma; pode demorar muitos minutos até uma estrela cadente surgir.

A Lua ainda bem brilhante, cerca de 70% cheia, pode ofuscar a observação.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Serra recebe 4ª edição do maior encontro de networking feminino do município

Idealizado por Cristiane Puppim, o evento se consolidou como o maior encontro de networking feminino da Serra e terá como…

16 horas atrás

Incels no Brasil: conheça essa cultura misógina em expansão

O termo “incel” recentemente extrapolou a cultura de internet e foi parar nas telas de TV, na série “Adolescência”, da…

16 horas atrás

Comunicado – 09/05/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 09-05-2025 - 3ª ediçãoBaixar

16 horas atrás

Entenda o novo símbolo da acessibilidade e por que ele importa

A recente aprovação pelo Senado do novo Símbolo Internacional de Acessibilidade representa mais do que uma simples mudança visual; é…

17 horas atrás

Serra entra na disputa do Roda de Boteco com quatro bares representantes

Entre os destaques do Roda de Boteco, está o Bar do Mineiro, que vai em busca do tricampeonato após vencer…

17 horas atrás

Espetáculo inspirado em ícone da Tropicália será apresentado de graça na Serra

Inspirado em um, dos ícones da Tropicália, “Os Últimos Dias de Paupéria” será apresentado gratuitamente nesta sexta (10) no Eliziário…

17 horas atrás