Categories: Sem categoria

A velha fórmula

Já dizia o velho Marx que a história é um movimento que começa com teses, que produzem em seu interior anti-teses – ou antíteses –, culminando com sínteses (que passa de novo ao status de teses, iniciando novamente o processo).

Essa sentença interpretativa já foi bastante debatida, mas sempre reaparece na literatura política e econômica – principalmente em momentos de crises, como o atual. E parece que os modelos econômicos e políticos estão demonstrando sinais de esgotamento. E isso não é privilégio do Brasil: crises bélicas e econômicas estão difundidas em todo o planeta nesse exato momento.

As más notícias estão tão amplamente difundidas que, nos últimos tempos, as pessoas estão tomando medidas drásticas: isolamento digital, deixando de assistir determinados programas de TV, de ler jornais sensacionalistas e, mais recentemente, iniciam o encerramento de suas contas nas redes sociais. É claro que tem o outro grupo que apresenta uma curiosidade mórbida e sente até uma ponta de prazer ao espalhar o caos. As contradições – antíteses – de nosso tempo talvez nunca estiveram tão evidentes.

E as contradições específicas do Brasil, ES e da Serra? Será que seus modelos econômicos e políticos se sustentam até quando? Não estariam apresentando sinais de esgotamento? Certamente teremos várias respostas para esses questionamentos: dependendo do grupo político, empresarial e religioso (rsrsrs).

Um primeiro passo é repensar os modelos baseados em concentração de renda (os leitores acima dos 40 anos vão se lembrar de uma fórmula mágica, de um certo ministro que dizia: “Primeiro temos que fazer crescer o bolo, para depois dividi-lo”. Será que essa fórmula não chegou ao fim?

Tags: boloformula
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Serra abre inscrição para programa de apoio financeiro a atletas e paratletas

Os valores variam de R$ 500 e R$ 2.000 e o programa contempla atletas e paratletas de modalidades individuais e…

16 horas atrás

Serra vai reconhecer e homenagear escolas que implementarem educação antirracista

Selo leva o nome do ativista cultural Teodorico Boa Morte, falecido no início de 2024. Crédito: divulgação. Foi lido na…

17 horas atrás

Balada K-pop com entrada gratuita promete agitar os fãs da cultura sul-coreana na Serra

A programação da Balada K-Pop inclui apresentações de dança com a equipe YunikonLand e Random Play Dance, em que os…

17 horas atrás

Anderson Freire faz show gratuito em festa de Natal na Serra

O cantor gospel Anderson Freire fará show gratuito em uma festa de Natal que na Serra. Crédito: Divulgação O cantor…

17 horas atrás

Câmara da Serra aprova doação da área do antigo Shopping do Povo para construir polo judiciário

Em 2022, uma comitiva do Tribunal de Justiça esteve com Vidigal visitando a área onde será construído o novo fórum.…

17 horas atrás

Festa de Nossa Senhora da Conceição começa na sexta na Serra com muita religiosidade

A padroeira da Serra, Nossa Senhora da Conceição, tem sua data comemorada nodia 8 de dezembro, mas a agenda religiosa,…

18 horas atrás