Notícias

Abandono de idosos cresceu 855% em 2023

A situação de abandono e descaso é rotina na vida de muitos idosos brasileiros, e uma realidade que segue em escala crescente.

Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o abandono de idosos cresceu 855% em 2023, sendo o maior aumento registrado pela pasta entre vários outros tipos de violação contra idosos, como negligência, violência psicológica e violência física.

A advogada Gabriela Küster, especialista em Direito de Família, atribui esse registro de aumento a dois fatores: mais denúncias e o isolamento agravado pelas tecnologias.

“Acredito que o índice de abandono sempre foi alto, mas com a ampliação do acesso à informação, aumentou muito o número de denúncias. Os meios tecnológicos modernos, por sua vez, também contribuíram para esse distanciamento. Nessa era da comunicação instantânea, muitos acreditam que basta uma ligação ou uma mensagem, mas quando se fala em idoso ou criança, é preciso estar presente fisicamente”, pontuou Gabriela.

Esse tipo de negligência parental com idoso, segundo a advogada, é classificado como abandono afetivo inverso.

“Infelizmente, essa omissão para com os idosos por parte de suas famílias é mais comum do que se imagina, e pode se manifestar de diversas formas de abandono, como filhos que não visitam os pais, não procuram saber como estão e omitem a ajuda necessária. Quando são muitos filhos, muitas vezes um cuida, enquanto os demais ignoram. Mas depois que os pais morrem, todos aparecem para reivindicar seus direitos de herdeiros”, relatou a especialista.

Negligenciar o cuidado com os pais com idade avançada ou incapaz também se configura em diversos crimes, previstos no Estatuto do Idoso e no Código Penal. As penas variam de multa a até 12 anos de prisão.

“Além de dever moral, é obrigação legal de filhos e responsáveis garantir a eles uma velhice digna. É muito importante que toda a sociedade esteja atenta para identificar situações de abandono, maus tratos e violência contra a pessoa idosa. Às vezes, acontece muito perto de nós”, alertou a advogada Gabriela küster.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

10 horas atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

11 horas atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

11 horas atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

11 horas atrás

Especialista ensina como cuidar da pele em diferentes fases da vida

Cuidados com a pele/ Divulgação As peles adolescentes, adultas e maduras precisam de cuidados de acordo com a necessidade de…

1 dia atrás

Setembro tem Remember Serra Bela com shows de Blacksete e 80A+

a Blacksete, referência capixaba há mais de 20 anos, é conhecida por apresentar os hits mais badalados da era disco…

1 dia atrás