Notícias

Abandono de idosos cresceu 855% em 2023

A situação de abandono e descaso é rotina na vida de muitos idosos brasileiros, e uma realidade que segue em escala crescente.

Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o abandono de idosos cresceu 855% em 2023, sendo o maior aumento registrado pela pasta entre vários outros tipos de violação contra idosos, como negligência, violência psicológica e violência física.

A advogada Gabriela Küster, especialista em Direito de Família, atribui esse registro de aumento a dois fatores: mais denúncias e o isolamento agravado pelas tecnologias.

“Acredito que o índice de abandono sempre foi alto, mas com a ampliação do acesso à informação, aumentou muito o número de denúncias. Os meios tecnológicos modernos, por sua vez, também contribuíram para esse distanciamento. Nessa era da comunicação instantânea, muitos acreditam que basta uma ligação ou uma mensagem, mas quando se fala em idoso ou criança, é preciso estar presente fisicamente”, pontuou Gabriela.

Esse tipo de negligência parental com idoso, segundo a advogada, é classificado como abandono afetivo inverso.

“Infelizmente, essa omissão para com os idosos por parte de suas famílias é mais comum do que se imagina, e pode se manifestar de diversas formas de abandono, como filhos que não visitam os pais, não procuram saber como estão e omitem a ajuda necessária. Quando são muitos filhos, muitas vezes um cuida, enquanto os demais ignoram. Mas depois que os pais morrem, todos aparecem para reivindicar seus direitos de herdeiros”, relatou a especialista.

Negligenciar o cuidado com os pais com idade avançada ou incapaz também se configura em diversos crimes, previstos no Estatuto do Idoso e no Código Penal. As penas variam de multa a até 12 anos de prisão.

“Além de dever moral, é obrigação legal de filhos e responsáveis garantir a eles uma velhice digna. É muito importante que toda a sociedade esteja atenta para identificar situações de abandono, maus tratos e violência contra a pessoa idosa. Às vezes, acontece muito perto de nós”, alertou a advogada Gabriela küster.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

11 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

15 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

15 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

19 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

19 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

19 horas atrás