Categories: Meio Ambiente

Abastecimento de água volta a ficar no limite

 

Gado na beira do rio Santa Maria na captação da Cesan entre Serra e Cariacica: poder público não consegue fazer cumprir a lei de proteção das margens nem no local onde é retirada a água para abastecer população. Foto: Bruno Lyra

Bruno Lyra

Bastaram três semanas sem chuva para que o sistema de abastecimento da água da Grande Vitória voltasse a ficar à beira do colapso. O Santa Maria, rio que abastece a Serra, teve sua vazão reduzida de 45 mil litros por segundo em 20 de dezembro para 3,7 mil litros na última quarta-feira (11). E já está abaixo do nível crítico de 3,8 mil litros e muito aquém da média para janeiro, de 23 mil litros. 

Mesmo assim a Cesan descartou o retorno do rodízio, pelo menos por enquanto, já que a represa de Rio Bonito nas montanhas de Santa Maria de Jetibá, estava com cerca de 65% da capacidade total de 27 bilhões de litros nesta semana. A represa, construída nos anos 1950 para geração de eletricidade, passou a funcionar como reservatório por determinação do Governo do ES em fevereiro de 2015, por ocasião do agravamento da crise da água.

É esta represa que garante a vazão mínima necessária – cerca de 2,5 mil litros por segundo – no Santa Maria para atender a Serra, zona norte de Vitória, parte de Cariacica, Praia Grande em Fundão e o complexo Industrial de Tubarão (Vale e ArcelorMittal), este último o maior consumidor individual do rio.  

O problema mais grave é na bacia do rio Jucu, onde não há represa, apenas um plano do governo para isto em Domingos Martins, ainda sem previsão de quando será executado. O rio abastece cerca de 1 milhão de pessoas em Vila Velha, Cariacica, Vitória (parte da ilha) e Viana. Sua vazão estava em 7 mil litros por segundo na última quarta-feira, sendo que dele a Cesan capta de 3,5 mil a 5 mil litros para atender a Grande Vitória. A média do Jucu para janeiro é de 40 mil litros.  

Diante do cenário, o Governo do Estado voltou a adotar restrições ao uso dos rios, através da resolução 049/2017. A principal delas é a proibição da captação de água para fins que não sejam o abastecimento humano, das 5 às 18 horas. No entanto tal restrição não se aplica às indústrias que recebem água da Cesan.

Mas pega em cheio empresas que captam direto nos rios, bem como os agricultores que ficam proibidos de irrigar no horário estabelecido. A resolução determina ainda que indústrias devam adaptar métodos de produção que reduzam o consumo, como a recirculação, e que as Prefeituras estabeleçam leis que restrinjam, proíbam e penalizem lavagem com mangueiras de calçada, de fachadas e de veículos. 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

13 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

13 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

13 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

14 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás