O Espaço Cultural do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), anexo ao Centro de Memória, está com inscrições abertas para exposições de obras de arte. Os artistas interessados poderão entrar em contato com o coordenador de Gestão da Informação Documental, Fábio Buaiz de Lima, por meio do telefone (27) 3334-2099/2098. Somente serão aceitas inscrições de artistas que residem no Espírito Santo.
As obras ficarão expostas ao público durante cerca de um mês. O horário de visitação é das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. O Espaço Cultural fica localizado no andar térreo do Palácio da Justiça, à rua Desembargador Homero Mafra, 60, Enseada do Suá, em Vitória. A Entrada é franca.
Desde julho de 2015, quando foi inaugurado, o Espaço Cultural do TJES já recebeu exposições dos artistas Luiz Henrique, Jessé Pereira, Penha Almeida, Gayan Tito, Rodrigo Martins,Taís Valle, Liza Tancredi, Ivan Coelho e Denilson Coelho, Ângela Gomes, Cristiana Caetano, de um grupo de 14 fotógrafos e da turma “Aquarelas do Grupo Arte”.
Centro de Memória
Inaugurado em julho de 2015, o Centro de Memória do Poder Judiciário reúne documentos históricos, móveis e objetos resgatados pelo Tribunal de Justiça (TJES), que ajudam a contar a história da Justiça Capixaba.
O acervo do Centro de Memória contém artigo escrito por Ruy Barbosa em 1921, processos de 1890, um livro com a história dos presidentes do TJES de 1891 a 1995, além de um edital para concurso de juiz de São Mateus e Anchieta de 1720.
Os visitantes ainda encontrarão no Centro de Memória objetos como uma urna de sorteio de Júri e um sino utilizado nos leilões em Praça Pública, na Comarca de Santa Teresa. Móveis do antigo Tribunal do Júri da Comarca de Colatina também são exibidos no local, que fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas.