Meio Ambiente

Absurdo: moradores da Serra são abastecidos pela Cesan com água preta e temem infecção por doenças

Essa é a água que a Cesan está enviando para moradores da Serra. Foto: Divulgação

Café, cerveja preta, suco de açaí, Coca Cola ou chá-mate. Infelizmente, nas imagens publicadas nesta matéria, o líquido visto não é nenhum dos itens citados acima. Trata-se da água que a Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) está abastecendo para consumo humano no bairro Cascata, na região da Serra Sede. Por conta da água ‘imunda’, os moradores do bairro estão impedidos de realizarem atividades simples como cozinhar, tomar banho e lavar roupa, já que temem possíveis problemas de saúde.

Os vídeos e fotos recebidos pela reportagem do TEMPO NOVO mostram a gravidade do problema. Em um deles, a moradora prova que a água que sai da torneira de sua casa está quase preta. De acordo com residentes da região, essa não é a primeira vez que a Cesan envia água imprópria para consumo ao bairro, mas nesta terça-feira (9), a situação chegou ao limite. Anteriormente, a coloração da água era marrom, mas agora escureceu ainda mais. O problema ocorre há mais de uma semana.

Cansada da situação e indignada com o serviço prestado pela Cesan – que é responsável pelo tratamento e distribuição da água – Celma Maria, leitora do TN e moradora do bairro, resolveu gravar vídeos e tirar fotos para denunciar a empresa. Ela classifica o líquido que chega em sua casa como ‘água parecendo esgoto’, mas diz que não tem cheiro, apenas cor estranha e totalmente fora do padrão.

“A água da Cesan está chegando assim na minha casa e nas de muitos vizinhos. Já faz alguns dias que sempre vem escura. A gente não consegue fazer nada com isso (o líquido). Fico indignada, pois a empresa cobra muito alto na tarifa mensal e não limpa a água para nosso consumo. Isso está parecendo água de esgoto”, desabafou a popular que está precisando comprar água mineral para consumo.

Conforme já informado diversas vezes pelo TEMPO NOVO, essa não é a primeira vez que a Cesan envia água imprópria para o consumo. Dessa vez, no entanto, o problema ocorre com uma gravidade ainda maior. Anteriormente, a situação já vinha sendo registrada em diversas comunidades, principalmente na região da Serra Sede.

No dia 14 de janeiro, por exemplo, moradores da Serra Sede denunciaram problema semelhante. Na ocasião, a Cesan admitiu erro e pediu que a população não consumisse o líquido recebido, pois ele não estava próprio para consumo.

Em 2019, houve problemas crônicos nesse sentido. E na época a Cesan – que é paga pelos moradores para o tratamento de água e esgoto se negou a dar explicações. Na maioria das vezes, os bairros afetados são atendidos pelo sistema Reis Magos, implementado há pouco mais de três anos.

Esse sistema apresenta problemas crônicos desde sua implantação, que ocorreu em 2017. Nos bastidores, circulam informações de que a Cesan terá que fazer obras para corrigir a situação que afeta boa parte da Serra.

Também neste ano, no dia 24 de fevereiro, matéria do TEMPO NOVO denunciou a qualidade da água recebida por moradores de Manguinhos, que são atendidos pelo rio Santa Maria. Na ocasião, o líder comunitário do balneário, Guilherme Lima, disse que pretendia acionar a Justiça contra a empresa, pois os moradores receberam água suja e fedorenta por diversos dias.

A reportagem acionou a Cesan para cobrar explicações sobre o envio da água suja, mas a empresa , como de praxe, não se manifestou até a finalização deste texto. Caso a companhia envie um retorno sobre as reclamações dos contribuintes, este texto será atualizado com a nota.

Outros bairros sofrem com problema

Após publicação desta matéria, diversos moradores entraram em contato com a redação do TN para denunciar situações semelhantes. É o caso da Fátima Leandro, de Maria Niobe. “Eu compro água mineral, o gasto está gigantesco. E todo mês chega a conta da Cesan para pagar. Quando consumo a água, sinto dor no estômago e pele ressecada. Somos obrigados a beber essa água podre.

Em Vista da Serra, a água também está escura e com odor. A foto foi enviada pelo morador Márcio Passigatti. Também há relatos do problema ocorrendo em Parque Residencial Mestre Álvaro.

Veja fotos:

Moradores estão recebendo água com coloração estranha. Foto: Divulgação
Parque Residencial Tubarão. Foto: Divulgação
Maria Niobe. Foto: Divulgação
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

5 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

5 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

5 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

6 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

22 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

24 horas atrás