Nesta quinta-feira (25) vai ter ação em José de Anchieta para chamar a atenção da população para a doença infecciosa Hanseníase. Em janeiro, em todo o Brasil, é feita a campanha Janeiro Roxo para conscientização sobre a enfermidade. O último domingo do mês é ainda considerado o Dia Mundial da Hanseníase, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A hanseníase, é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Esta doença afeta principalmente a pele, os nervos periféricos, as mucosas das vias respiratórias superiores e os olhos. A hanseníase é conhecida desde os tempos antigos e frequentemente estigmatizada nas sociedades devido às desfigurações que pode causar.
Para chamar atenção da população para o assunto, a Unidade Básica de Saúde (UBS) José de Anchieta realizará, quinta-feira (25), uma ação com diversos serviços de saúde.
O evento acontece no espaço da Igreja Assembleia de Deus de Solar de Anchieta, das 9 às 13 horas. Na ocasião, será realizada uma roda de conserva sobre hanseníase para acolhimento e esclarecimento da comunidade.
Quem participar, também poderá se vacinar, realizar testes rápidos, receber orientação sobre Planejamento Familiar e Atividades Físicas, além de poder marcar preventivo.
O objetivo do Janeiro Roxo é despertar a população para a prevenção e o início precoce do tratamento da doença visando a proteção do nervo. A Secretaria de Saúde da Serra oferta o Programa de Hanseníase nas seis Unidades Regionais de Saúde.
São elas: Valparaíso; Feu Rosa; Jacaraípe; Novo Horizonte; Serra Sede; e Serra Dourada. O serviço conta com equipe multiprofissional, formada por técnico de enfermagem, enfermeiro e dermatologista exclusivo para atendimento de pacientes do Programa.
Quem apresentar sinais e sintomas suspeitos deve procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Uma das principais estratégias de detecção de casos é a busca ativa dos contatos de todos os pacientes confirmados com a doença, rastreando assim toda a família que teve convívio com o doente.
A hanseníase é uma doença contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. Ela é transmitida de uma pessoa que possua a doença e não esteja em tratamento para outra pessoa que não possui a doença, principalmente através da respiração durante o convívio diário.O vírus possui período de incubação de até 20 anos.
Os principais sinais e sintomas de hanseníase são: manchas brancas ou avermelhadas dormentes; dor nos nervos dos braços, das mãos, das pernas ou dos pés; parte do corpo com formigamento ou dormência; caroços no corpo, ausência de dor em casos de queimaduras ou cortes nos braços, mãos, nas pernas e nos pés.
Serviço:
Janeiro Roxo na UBS José de Anchieta
A implantação da rádio legislativa representa um avanço significativo para a comunicação pública no município. Crédito: Divulgação A Câmara Municipal…
Foto: Gabriel Almeida A semana na Serra começou com céu nublado e chuvas rápidas em algumas regiões do município. Segundo…
O Estado abriu processo seletivo de nível médio para assistente administrativo com salário de R$ 2.105. Crédito: Divulgação O Governo…
A cada ano, as ameaças digitais evoluem e se tornam mais sofisticadas. Se antes era suficiente ter uma senha forte,…
Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…