Notícias

Ação promove exames de prevenção ao câncer de colo de útero para mulheres em situação de rua

Unidade de Saúde de Novo Horizonte. Foto: Divulgação

Em alusão ao Março Lilás, mês de prevenção ao câncer de colo de útero, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) da Serra irá realizar, neste sábado (29), uma ação para garantir as mulheres em situação de rua do município também tenham acesso à coleta do exame preventivo, realizado para detectar alterações nas células do colo do útero.

A iniciativa, que irá ter início às 8h, vai acontecer até às 16h, na Unidade Regional de Saúde (URS) de Novo Horizonte, com vários outros serviços para essas mulheres, como mamografia, testes rápidos, dentista e procedimentos de beleza. 

Para participar, as mulheres precisam estar referenciadas nos acolhimentos institucionais, nos Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centros POP) ou referenciadas pelo Serviço Especializado de Abordagem de Rua (SEAS).

Segundo o Ministério da Saúde, esse é o terceiro câncer mas frequentes entre a população feminina do Brasil e a quarta causa de morte entre o mesmo público. O secretário de Saúde da Serra, Diogo Cosme, explicou que, apesar de ser uma doença silenciosa, o câncer de colo de útero é prevenível.

“Nós sabemos que a coleta do Preventivo pode salvar vidas. Para essas mulheres, que enfrentam desafios diários para acessar serviços de saúde, é essencial que a rede pública crie estratégias inclusivas, oferecendo atendimento humanizado, itinerante e acessível. Nosso compromisso é assegurar que nenhuma mulher fique sem a oportunidade de cuidar da própria saúde, independentemente de sua condição social”, disse 

Veja todos os serviços que serão ofertados, na ação deste sábado (29), além da coleta do preventivo:

– Vacinação;
– Testes Rápidos;
– Práticas Integrativas e Complementares (PICS);
– Preventivo e Mamografia;
– Dentista;
– Médico Clínico e Psiquiatra;

Prevenção

De acordo com a supervisora da Rede de Frio, Juliana Brandão, a principal forma de prevenção ao câncer de colo de útero é a vacina contra o papilomavírus humano (HPV), infecção sexualmente transmissível (IST), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. 

“O imunizante está disponível para meninas e meninos de 9 a 14 anos, em todas as 39 Unidades Básicas de Saúde da Serra. Não é necessário agendamento, apenas observar o horário de funcionamento das salas de vacina e levar um documento com foto, CPF ou cartão do SUS, além de ter que apresentar o cartão de vacinação”, explicou Juliana.

Outra forma de evitar a doença, explica a enfermeira Eliane Magalhães de Souza, referência técnica em Saúde da Mulher na Saúde da Serra, é diminuir o risco de contágio pelo HPV com o uso de preservativos durante a relação sexual. 

“O exame preventivo deve ser realizado periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual. Ele é fundamental porque pode identificar alterações pré-cancerígenas em estágio inicial, permitindo um tratamento precoce e altamente eficaz. Quando essas alterações são tratadas a tempo, a chance de cura é altíssima, impedindo a progressão para o câncer de colo do útero”, afirmou Eliane.

Serviços sempre disponíveis

Além dessas iniciativas, o município mantém uma rede contínua de atendimentos fixos voltados à saúde da mulher, garantindo acolhimento e promoção da saúde feminina ao longo de todo o ano. São eles:

– Coleta de exame preventivo: todas as unidades fazem agendamento de preventivo o ano todo. Após a coleta, em casos de alteração do resultados, são encaminhados ao ginecologista ou para outro especialista.
– Oferta de testes rápidos;
– Realização do exame de mamografia: pode ser solicitada pelo enfermeiro ou pelo médico;
– Consultas de pré natal;
– Planejamento família: laqueadura eletiva, laqueadura no parto, inserção de DIU, anticoncepcionais orais e ingetaveis;
– Vacinas para gestantes;
– Acompanhamento na menopausa

De acordo com a enfermeira Luana Gallo, esses serviços especializados para a saúde da mulher estão disponíveis durante todo o ano, mediante agendamento prévio. “A única exceção é o agendamento para laqueadura, que necessita de avaliação com ginecologista, psicólogo e serviço social”, explicou.

Luana reforça a importância dessas ações contínuas: “A oferta de serviços especializados para a saúde da mulher no município da Serra, como exames preventivos e mamografias, é essencial. Essas iniciativas não apenas promovem a prevenção, mas também possibilitam a detecção precoce de doenças, assegurando um cuidado integral e humanizado à saúde feminina”.

Jady Oliveira

Últimas postagens

Com 3 mortes em março, Serra registra o menor número de homicídios da história

De acordo com o delegado Rodrigo Sandi Mori, a Serra registrou o menor número de homicídios da história no mês…

15 horas atrás

Vale abre vagas de emprego com contratação imediata de todos os níveis de escolaridade

A Vale abriu vagas de emprego com contratação imediata de todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale…

15 horas atrás

PL quer substituir campainha por música nas escolas da Serra para acolher autistas

O Professor Renato Ribeiro é autor do projeto. Crédito: Arquivo Tempo Novo O vereador Professor Renato Ribeiro (PDT) protocolou na…

15 horas atrás

Comunicados – 01/04/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 01-04-2025 - 3ª ediçãoBaixar

15 horas atrás

Placas que isentam responsabilidade por furtos podem ser proibidas na Serra

Shopping Mestre Álvaro. Foto: Google Street View Tramita na Câmara da Serra o Projeto de Lei 313/2025, que proíbe a…

16 horas atrás

A primeira do país: Promotora da Serra defende tese no salão nobre do STF com orientação de Barroso

Atual presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso com a promotora da Serra, Maria Clara Mendonça Perim. Crédito: divulgação. A…

17 horas atrás