Por Clarice Poltronieri
O trevo de saída do bairro Campinho da Serra I pode pôr em risco a vida dos motoristas que passam pela BR101. É que a estrutura do local não é adequada para a circulação dos veículos de grande porte que sairão do futuro polo empresarial Serra Log, que está em obras. A denúncia é do vereador Auredir Pimentel (PDT) que também é Policial Rodoviário Federal e atua no trecho.
“Já encaminhei requerimentos pedindo explicações à ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres), ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), à Prefeitura e à concessionária Eco 101, solicitando mudança no projeto do trevo. O empreendimento é de suma importância para a cidade, mas a segurança da população não pode ficar em segundo plano”, diz Auredir.
Com a instalação do polo industrial Serra Log, o local receberá o tráfego de carretas, além do trânsito local. Segundo Auredir a saída do trevo está numa subida que termina numa curva e não comporta uma pista lateral de aceleração, fundamental para entrada de veículo de grande porte numa rodovia.
“Se as carretas saírem pelo trevo como ele está sendo planejado, não terão velocidade para entrar na BR e gerarão risco de acidentes, além de gargalo no tráfego do trecho”, explica.
Para ele, o ideal é a construção de um trevo mais à frente, onde há um declive e comporta alça de acesso onde os veículos lentos ganham aceleração antes de entrarem na pista.
O diretor da Araçaúna, empresa responsável pela obra do polo empresarial Serra Log, Leonardo Castro diz que a eles cabe apenas a execução do projeto do acesso à BR, que ele diz ser da Prefeitura.
Prefeitura diz que está dialogando
Responsável pelo trecho capixaba da BR 101, a concessionária Eco 101 informou, por meio de sua assessoria, que pediu o projeto do acesso ao Serra Log e à prefeitura no último dia 26 de janeiro para que fosse enviado à apreciação da ANTT. Mas até a tarde de ontem (26) ainda não havia recebido o documento.
Já a assessoria da Prefeitura informou que já há um projeto aprovado pelo DNIT para construção do acesso, mas que mantém conversas com a Eco 101 e com a ANTT para definição das medidas de segurança a serem adotadas no local.
Erro do passado
Um problema semelhante gerado com a instalação de um trevo mal elaborado é o do viaduto de Carapina, que gerou um gargalo no trânsito da região. É que os veículos pesados que descem do viaduto entram na BR 101 pelo lado esquerdo da pista, enquanto os carros que vêm de Vitória com maior velocidade entram pelo lado direito.
O trecho também é palco de constantes acidentes.