Setembro está chegando ao fim, mas as mobilizações em prol da conscientização sobre a prevenção do suicídio continuam na cidade. Até o início de outubro, a Prefeitura da Serra tem uma programação variada dentro da campanha Setembro Amarelo.
Na Unidade Regional de Serra Dourada, na quinta-feira (26), das 9 às 15h30, um professor de educação física falará sobre os benefícios das práticas esportivas para a saúde mental e uma psicóloga vai abordar a prevenção ao suicídio. Também haverá jogral, roda de conversa, atividades culturais. No encerramento tem coffee break.
Já na sexta-feira (27), o Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) promove a Caminhada Amarela. A concentração é às 7h, na Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe. Na chegada, aulão de fitdance.
Na segunda (30), acontece a roda de conversa ‘Adoecimento Psíquico nos Dias Atuais’, na Unidade Regional de Serra Sede, às 8h. O evento é aberto para mães e pais de crianças e adolescentes.
Setembro termina, mas as ações prosseguem no dia 5 de outubro, quando os professores do ensino fundamental do município irão receber capacitação em temas relacionados à saúde mental infanto-juvenil, entre eles comportamento suicida. O evento será realizado no CAPSi, em Morada de Laranjeiras, das 8h às 12h. As palestras serão com o psicólogo e psicanalista da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória, Marcelo Kill, e com o mestre em psicologia institucional e especialista em violência e saúde, o psicólogo Getúlio Sérgio Souza Pinto.
Setembro Amarelo e dados da OMS
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), entidade sediada em São Paulo; Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 brasileiros se suicidam diariamente e, no mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente, 800 mil pessoas tiram a própria vida a cada ano. Além disso, a OMS acredita que a estimativa é de que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes.
Outro dado importante é que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens na faixa etária de 15 e 29 anos. E 79% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média renda, ainda segundo a OMS.