Notícias

Ações de prevenção ao suicídio continuam na cidade até outubro

Setembro está chegando ao fim, mas as mobilizações em prol da conscientização sobre a prevenção do suicídio continuam na cidade. Até o início de outubro, a Prefeitura da Serra tem uma programação variada dentro da campanha Setembro Amarelo.

Na Unidade Regional de Serra Dourada, na quinta-feira (26), das 9 às 15h30, um professor de educação física falará sobre os benefícios das práticas esportivas para a saúde mental e uma psicóloga vai abordar a prevenção ao suicídio. Também haverá jogral, roda de conversa, atividades culturais. No encerramento tem coffee break.

Já na sexta-feira (27), o Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) promove a Caminhada Amarela. A concentração é às 7h, na Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe. Na chegada, aulão de fitdance.

Na segunda (30), acontece a roda de conversa ‘Adoecimento Psíquico nos Dias Atuais’, na Unidade Regional de Serra Sede, às 8h. O evento é aberto para mães e pais de crianças e adolescentes.

Setembro termina, mas as ações prosseguem no dia 5 de outubro, quando os professores do ensino fundamental do município irão receber capacitação em temas relacionados à saúde mental infanto-juvenil, entre eles comportamento suicida. O evento será realizado no CAPSi, em Morada de Laranjeiras, das 8h às 12h. As palestras serão com o psicólogo e psicanalista da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória, Marcelo Kill, e com o mestre em psicologia institucional e especialista em violência e saúde, o psicólogo Getúlio Sérgio Souza Pinto.

Setembro Amarelo e dados da OMS

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), entidade sediada em São Paulo; Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 brasileiros se suicidam diariamente e, no mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente, 800 mil pessoas tiram a própria vida a cada ano. Além disso, a OMS acredita que a estimativa é de que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes.

Outro dado importante é que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens na faixa etária de 15 e 29 anos. E 79% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média renda, ainda segundo a OMS.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Serra recebe 4ª edição do maior encontro de networking feminino do município

Idealizado por Cristiane Puppim, o evento se consolidou como o maior encontro de networking feminino da Serra e terá como…

4 horas atrás

Incels no Brasil: conheça essa cultura misógina em expansão

O termo “incel” recentemente extrapolou a cultura de internet e foi parar nas telas de TV, na série “Adolescência”, da…

4 horas atrás

Comunicado – 09/05/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 09-05-2025 - 3ª ediçãoBaixar

4 horas atrás

Entenda o novo símbolo da acessibilidade e por que ele importa

A recente aprovação pelo Senado do novo Símbolo Internacional de Acessibilidade representa mais do que uma simples mudança visual; é…

5 horas atrás

Serra entra na disputa do Roda de Boteco com quatro bares representantes

Entre os destaques do Roda de Boteco, está o Bar do Mineiro, que vai em busca do tricampeonato após vencer…

5 horas atrás

Espetáculo inspirado em ícone da Tropicália será apresentado de graça na Serra

Inspirado em um, dos ícones da Tropicália, “Os Últimos Dias de Paupéria” será apresentado gratuitamente nesta sexta (10) no Eliziário…

5 horas atrás