Essa semana a Câmara da Serra aprovou um projeto de lei de autoria do presidente Rodrigo Caldeira (Rede), que obriga a fixação do número de telefone do Conselho Tutelar em bares, hotéis, motéis, restaurantes e estabelecimentos correlacionados. O objetivo, segundo Caldeira, é “combater a exploração e a violência na infância e na adolescência no Município de Serra”. Alguém avisa o presidente que desde a terça-feira retrasada (10), as quatro unidades do Conselho Tutelar da Serra estão fechadas devido à violência. Os conselheiros relatam que estão sofrendo ameaças e temem pela própria segurança, estão atendendo apenas aos casos de emergência. É para rir ou chorar, Caldeira?
Prioridades de Caldeira
E detalhe, esse projeto de lei inócuo foi protocolado no dia 07 de junho, e colocado para votação na última segunda-feira (16/07), pouco mais de um mês de tramitação apenas. Que privilégio. Enquanto isso toda a agenda administrativa do Município na Câmara, segue paralisada, já que os projetos de autoria do Poder Executivo parecem não ser a prioridade da Mesa Diretora. Desde o dia 20 do mês passada não é sequer pautado um PL vindo da Prefeitura. Vale tudo por conta de divergências políticas? Na Serra parece que sim.
Dói no bolso da Serra
E para completar a obra, nessa semana os vereadores entraram de recesso parlamentar e só voltarão a trabalhar no dia 01 de agosto. Até lá já se vão 42 dias sem que a Câmara vote um projeto do Poder Executivo. Isso tudo com dinheiro público ainda… Em tempo: A folha salarial dos vereadores custa à população R$ 130 mil/mês, se somados a folha de pessoal efetivo e comissionado, chega ao montante mensal de quase RS 1 milhão.
Boicote Branco
Na semana passada o prefeito Audifax Barcelos (Rede) convidou Rodrigo Caldeira para um encontro na sede da prefeitura. O objetivo era estabelecer uma relação administrativa com os vereadores de oposição que tomaram o controle da Câmara. Mas ao que tudo indica, não houve consenso entre as partes e o Legislativo Municipal deve seguir com o “boicote branco” aos projetos do Executivo.
Será que chega a 18?
Essa semana mais um pedido de vista adiou pela 13º vez o julgamento do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT). Ele é acusado de nepotismo e se for condenado por até ficar inelegível, já que o processo corre em 2º instância. A nova data para os desembargadores da 3º Câmara Cível apreciarem o processo será na próxima terça-feira, dia 24 de julho.
Agenda vazia
Antes de anunciar que não iria ser candidato a reeleição, o governador Paulo Hartung (MDB) mantinha agendas de norte a sul do ES, em alguns dias inclusive ele chegou a se deslocar de município no extremo norte a município quase na divisa com o Rio. Agendas em horários apertados e tudo cronometrado para conseguir visitar a maior quantidade de locais possíveis. Já nessa semana, no rescaldo no anúncio da não reeleição, a agenda do governador foi bem tranquila, pelo menos aquelas públicas que são divulgadas à imprensa. Na segunda (16) não foi divulgado compromisso público. Na terça (17) e na quarta (18) foi divulgado apenas um e por curiosidade, iguais: Assinatura do Termo de Regulamentação sobre Substâncias Entorpecentes e Armas de Fogo entre SESP, Polícia Civil/Corregedoria e Tribunal de Justiça. E na quinta foi divulgada apenas uma agenda de coletiva de impressa para tratar da nova etapa do tratamento médico do Governador. Desanimou governador?
Agora tomo mundo quer
Em ritmo de pré-campanha, na próxima segunda-feira (23) o ex-governador Renato Casagrande (PSB) estará no Cerimonial João Saytur em Jacaraípe, às 19h para o encontro “Conversa de Futuro”. O evento deve contar com a presença de muitas lideranças políticas, ainda mais depois da publicação de novas pesquisas eleitorais que dão vitória à Casagrande no 1º turno das eleições.
Os dilemas de Vidigal
É grande a expectativa de qual será o rumo do deputado Sérgio Vidigal (PTD) nessa eleição. São fortes os rumores de que ele será candidato a deputado estadual para ficar fisicamente mais próximo da Serra com objetivo de voltar a ser prefeito do município; mas há também quem aposta que ele tentará a reeleição de federal já que o PDT Nacional precisa aumentar a bancada em Brasília. Além do mais, também não está descartada a hipótese de vir a ser vice de Renato Casagrande ao Governo do Estado. Vidigal ainda trás na garupa a esposa Sueli que pode ser candidata a federal ou estadual ou a nada, dependendo das costuras.
Soldado abatido
Quem fica na torcida para não ter seus planos atrapalhados é o vereador Nacib Haddad, que quer disputar uma cadeira na Assembleia, pelo PDT, mas tem consciência de que não dá para bater de frente com a família Vidigal.
Silas vs Lamas
A relação da família Lamas com o pré-candidato a deputado estadual, Silas Maza, já não era boa e piorou muito depois que João Manoel trocou o PSB, onde militou por mais de 20 anos pelo PTC, partido pelo qual Silas disputará a eleição. Humberto Ayres, pai de Bruno Lamas (PSB), é um dos que mais vem criticando a mudança e em conversas com aliados, não tem perdoado Maza pela saída de João Manoel das fileiras socialistas. Maza por sua vez, ressalta a velha amizade com João Manoel para justificar a decisão do amigo. João Manoel é um comerciante antigo e influente na região de Jardim Limoeiro, chegou inclusive a presidir o PSB-Serra. Ele argumenta que até hoje não teve uma oportunidade real de ajudar Silas em uma campanha eleitoral. Essa rivalidade ainda vai longe.
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…